sexta-feira, 21 de março de 2014

Francisco Barros esclarece comentário sobre “AERUS: a imagem da Desesperança”

Francisco Barros

Caro Jim, agradeço tomar ciência e encaminhar ao destinatário.

Prezado Senhor Delamar Santos,
Perdoe-me por ser apenas um simples aeroviário e não ter esse seu profundo conhecimento analítico para, com riqueza de detalhes, reconhecer a diferenciar entre o simples uniforme do pessoal de manutenção de pista, mecânicos, abastecedores e etc… com o nobre uniforme de um comandante, cuja galhardia, tal como a “pala bordada dourada no quepe” deveria ser notada ao longe, imediatamente ao pisar na entrada do aeroporto, mas que infelizmente não tive essa importante acuidade para observar esse tão importante detalhe. 


Lamento, caro senhor, mas o que os meus olhos puderam detectar prontamente foi apenas um ser humano usando o uniforme da VARIG, publicamente conhecido, angustiado, que ao notar minha excessiva preocupação com o seu lamentável estado, disse apenas ser ex-comandante da VARIG, negando dizer seu nome e afastando-se bruscamente, conforme declarado ao site "O cão que fuma".

Nesse particular, permita-me esclarecer que a atual e notória crise que assola o transporte aéreo brasileiro, atingindo mais necessariamente de forma cruel e violenta a grande maioria dos ex-funcionários da VARIG,  aeroviários ou aeronautas, aliado às fatalidades e infortúnio da vida, estando a ela  sujeito a todos indistintamente, não me deu direito ou razão para duvidar das suas duras palavras ao afirmar que era ex-comandante da empresa.

Por outro lado, não me considero um “expert” nessa área para poder diferenciar no individuo  triste e revoltado, se o uniforme que ele estava portando era de comandante, comissário de bordo, pessoal de manutenção de pista, abastecedores e etc… e, muito menos ainda, exigir-lhe apresentação do crachá de identificação. Portanto, ratifico, até o momento, com todo o respeito, continuo sem motivo, razão ou mesmo direito de duvidar das palavras desse ex-comandante, conforme assim declarou.


Entretanto, reconheço como normal que um colega queira defender a imagem de sua categoria aparentemente afetada pela divulgação de fotos tão consternantes das condições a que chegou um membro dessa soberba classe, mas querer determinar a inveracidade e falsidade das fotos e pretender desqualificar um registro autêntico de um fato fortuito, cujas circunstâncias em que ocorreu o registro foram reais, ultrapassa o razoável e, portanto, não é aceitável. Não acredito inclusive que seja esse o pensamento da maioria da classe de aeronautas.

Observei, senhor Delamar, que em nenhum momento o senhor teve o cuidado ou no mínimo a educação para se preocupar com o fato, quem sabe, pudesse ter sido até mesmo gerado por falta de conhecimento dos detalhes dos uniformes da empresa, ignorância, ou mesmo pudesse ser um ledo engano.

Sua preocupação foi apenas a de analisar o foto em si, e de maneira indelicada, colocar em dúvida a veracidade dos fatos e autenticidade das fotos.

Com o seu orgulho aparentemente atingido, o senhor sequer teve a sensibilidade de observar como se tornaram irrelevantes os fatos pelo senhor enfatizados em comparação ao cenário bem maior de Injustiça Social a que foi submetida toda a categoria dos empregados de empresas aéreas!

Assim, desculpe-me o companheiro, mas sua contestação, procedente ou não, serve apenas para desfocar a visão maior de defesa de todos os trabalhadores da aviação injustiçados, em prol de sectarismo elitista impregnado no seu comportamento.

Por oportuno, julgo importante lembrar que os tristes acontecimentos nacionais e internacionais que caminham por esse mundo globalizado, o exemplo vivo representado por essa foto deprimente, de um ex-funcionário dessa grandiosa empresa de aviação, aliada a vida real e deprimente que passam atualmente, milhares de ex-funcionários da VARIG, nos leva pelo menos, a uma reflexão:
A triste experiência desses dolorosos acontecimentos nos fez, ou pelo menos deveria nos ter feito, alerta aos gritos que partem dos corações angustiantes de inúmeros demitidos, aposentados e pensionistas do AERUS, em  toda a parte desse Brasil e do mundo.

Guardo com muito afeto essa imagem para que sirva de alerta e me lembre de toda vez que o orgulho e a soberba ultrapassar o limite do tolerável, e sugiro a todos a procurar fazer o mesmo.
Ao senhor Delamar Santos, convido-o, respeitosamente a nos acompanhar nesse importante exercício de humildade.

Quanto o efeito impactante causado pelas fotos, podem não ter sido útil para alguns, que considero  exceções, mas para a maioria, conforme comprovados através de milhares de acessos* no importante site  “O cão que fuma" e todos aqueles de mente aberta e predisposição a aprender, essa foto foi um verdadeiro mestre de ensinamentos marcantes e inesquecíveis, e quem sabe?, pode até ter contribuído para a decisão justa da ação de Defasagem Tarifária pelo Supremo Tribunal Federal, nesse particular, só Deus sabe!

Assim sendo, assista ao vídeo a seguir, e perceba o que diz a Senadora Ana Amélia, após   visita ao site “O cão que fuma”, a respeito exatamente dessas fotos aos 21m30 do vídeo:


Quanto a mim, fui servidor de confiança dessa conceituada empresa VARIG, onde durante mais de 35 anos, desempenhei inúmeras atividades desde simples estagiário em administração de empresas, a gerente, assessor de diretor, sempre ligado à área de comércio exterior. Destacado dentro e fora da empresa pelo meu bom desempenho profissional, sendo por reconhecimento público, nomeado Conselheiro do Terceiro Conselho de Contribuinte, do Ministério da Fazenda, onde julgava em última instância administrativa os litígios fiscais, ligado ao Comércio Exterior.

Entretanto, como o sucesso do passado, não garante o futuro, hoje eu sou apenas um ex-funcionário da Varig, aposentado, aguardando a regularização do pagamento do AERUS, como qualquer um da maioria dos aposentados AERUS.
Fotos e Texto: Francisco Barros, 21-03-2014 

A você, Jim:
Agradeço a sua habitual colaboração. Reconheço o seu zelo pela veracidade dos fatos e a responsabilidade pela liberdade de opiniões sem cerceamento.
Agradeço também a imprescindível e valiosa ajuda a todos nós do AERUS.
Parabenizo-o pelo alcance demonstrado por esse imprescindível veículo de comunicação.
Finalmente, agradeço também o privilégio de poder ser sincero dessa forma tão agradável. 
Abraços fraternos, 
Francisco Barros, 21-03-2014

* 3 206 acessos diretos

Relacionados:

4 comentários:

  1. Prezado Francisco Barros. Parabéns por sua brilhante resposta.

    ResponderExcluir
  2. O importante é que essa foto teve um impacto muito grande, mostrou a dura realidade dos aposentados e pensionistas do AERUS/VARIG com certeza esta imagem contribuiu muito para a decisão da ação de Defasagem Tarifária pelo Supremo Tribunal Federal.

    ResponderExcluir
  3. Francisco,
    Parabéns pelo seu esforço.
    O principal foi escrito, o restante é secundário.
    Quisera que tivéssemos mais e mais Franciscos da sua estirpe.
    A foto retrataria uma realidade melhor.
    Agradeço pela sua iniciativa, texto e foto.
    Gostaria de externar melhor a minha gratidão para você, mas meus 84 anos de luta impedem de expressar-me melhor.
    Um abraço, muito obrigado!
    DS

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-