domingo, 27 de abril de 2014

A crise do tudo

José Manuel
Fiquei chocado esta semana ao me deparar com a notícia documentada em vídeo sobre uma rotina policial, aqui no Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro da Lapa.
Digo chocado, porque a cena realmente nos coloca para pensar sobre este assunto e nos remete à fragilidade do cotidiano que estamos vivendo.
Chegamos a um ponto tão alto de irresponsabilidade, que até aqueles que são pagos pela sociedade para protegê-la, são irresponsáveis consigo mesmo, com a sua própria vida.
Eu nunca imaginei de ver algo semelhante e, por um triz, não presenciei via filme um assassinato com uma altíssima dose de sangue frio.


Já de algum tempo, nas pouquíssimas vezes em que assisto a telejornais e suas reportagens sobre criminalidade, apesar de ser leigo neste aspecto e sem a menor vontade de me tornar um expert, sempre comparei a "tomada de um morro", em pleno século 21, à tomada de castelos na idade média, quando os guerreiros subiam as muralhas apanhando na cabeça uma chuva de flechas, bolas de fogo e pedras, vindas de cima, naturalmente.

As imagens dos batalhões subindo as vielas dos morros, sem capacete especial e algumas vezes em mangas de camisa, sem roupa especial para essas incursões e levando uma chuva de balas de alto calibre, é simplesmente de arrepiar.


Fotos: AFP/France24
É a própria imagem de uma crise, que não poderia ter chegado àqueles que são pagos por nós, para defender a sociedade.
Está tudo errado, pois hoje a polícia está aparelhada com helicópteros, drones e mais uma parafernália de equipamentos de última geração, para que ao invés de subir as vielas, ela desça caçando os delinquentes.
É elementar e nada justifica que soldados sejam sacrificados dessa forma medieval.

Voltando ao caso da Lapa, é indescritível como o soldado faz a abordagem a um dos suspeitos.
Tive oportunidade de ver ocasionalmente algumas abordagens da polícia americana em ruas de Los Angeles ou Nova Iorque e presenciei uma abordagem cuidadosa, com a retirada de objetos pessoais sob a mira de uma segunda arma e o suspeito mantido à distância, quando em casos mais graves, deitados no chão e imobilizados.
A vida deste policial, que não tem um treinamento adequado, diga-se de passagem, esteve por um fio e só não a perdeu, porque a arma do bandido travou.
Foi um verdadeiro milagre registrado em vídeo, também o retrato de uma crise de tudo que nos assola.
Como é que estes bravos soldados, que além de não serem convenientemente remunerados, não terem um treinamento moderno e à altura dos armamentos pesados usados pelo banditismo, em um momento de crise podem defender a sociedade para a qual trabalham?
Título e Texto: José Manuel - espectador e cada vez mais pasmo, 27-04-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-