quinta-feira, 3 de abril de 2014

Turquia e Israel PODEM se reconciliar depois de anos de tensão

Francisco Vianna

Um projeto de gasoduto de combustíveis em estudo poderá ajudar Turquia e Israel a renovarem sua parceria, depois de anos de tensão e restrições. Em 23 de março, o jornal financeiro 'Globo' anunciou que mais de 10 empresas israelenses e turcas apresentaram propostas para uma licitação pública para a construção de um projeto israelense de gasoduto submarino que exportará gás natural do campo de Leviathan no mar de Israel para o sul da Turquia.

Benjamin Netanyahu e Recep Tayyip Erdogan
A declaração foi feita pouco antes Zaman ter hoje relatado o que houve num encontro entre o enviado pessoal do Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu junto com o encarregado da energia e das questões de segurança, David Meidan, e o chefe da Organização Nacional de Inteligência da Turquia, Hakan Fidan, pelo que ambas as partes teriam concordado em trabalhar na direção da reabertura de suas embaixadas e da normalização das relações diplomáticas, que têm sido repletas de problemas desde o incidente da 'flotilha de 2010', que deixou vários turcos mortos.

Israel e Turquia, atualmente, encontram-se isolados na região, tendo ambos os países motivos para começarem a trabalhar juntos novamente, especialmente agora que o partido governista da Turquia consolidou o seu poder nas últimas eleições e se sente mais seguro contra uma reação doméstica.

Enquanto vários obstáculos técnicos e políticos tornam improvável que o gasoduto Leviathan proposto seja construído em breve, a questão poderá ser usada como um trampolim para a normalização das relações diplomáticas entre Israel e Turquia, abrindo a porta ao investimento privado e a cooperação bilateral de inteligência para maior segurança nacional de ambos os países.
Título e Texto: Francisco Vianna (resumo de matéria da Stratfor), 03-04-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-