quarta-feira, 23 de abril de 2014

Um acordo em desacordo...

 Valdemar Habitzreuter
 
Pois é, ontem (22-04) foi mais uma data, dentre tantas, em que os aposentados do Aerus sentiram-se novamente frustrados por um anúncio, que não veio, sobre um possível acordo do governo para a solução do pagamento de seus proventos ao qual têm direito e que lhes é tolhido desde 2006.  

Não há como descrever o estado de alma de alguém quando um sentimento de desesperança de dimensões ruinosas e destrutivas lhe sobrevém. Ainda mais quando este alguém é vítima de um status quo sombrio e angustiante que o faz amargurar um destino maldito por conta de pessoas irresponsáveis do governo sem um resquício de compreensão e intuito de reparação e justiça.

É isso que milhares de velhinhos e velhinhas aposentados do Aerus vivenciam ao sentirem suas vidas esvair-se lentamente, levando junto a esperança da felicidade e bem-estar do aqui e agora. Mais de mil velhinhos já se foram sem que tivessem podido usufruir de suas economias pecuniárias que lhes foram surrupiadas.

Há um enigma perturbador que mina a estrutura da alma desses velhinhos e velhinhas, depois do julgamento pelo STF da ação tarifária da extinta Varig. Não se nota nenhuma mobilização séria do governo em cumprir o veredicto da justiça – da Suprema Corte.

Por que o tal acordo engendrado entre governo e Aerus, que beneficiaria os aposentados – com direito prioritário à indenização bilionária à Varig –, não avança? Qual a dificuldade de se por em prática a resolução da Justiça – no caso do julgamento da defasagem tarifária, ganho pela extinta Varig – que aliviaria os sofrimentos desses aposentados? São os bilhões de indenização a que ela tem direito que farão falta aos cofres do governo? Mas, e os bilhões superfaturados com refinarias no exterior, com a construção de portos no exterior em detrimento de melhoria dos nossos, com a copa do mundo, com obras faraônicas em estado de abandono, com desvios de verbas do PAC, com os bilhões de prejuízos da Petrobras pela desgovernança petista?

Tantos bilhões pelo ralo e, agora, este impasse de socorrer pessoas que não podem mais esperar por outros longos anos para que lhes seja restituído seu complemento salarial. Será que o veredicto a favor da Varig não representa uma obrigação de execução por parte do governo? Até quando reinará este imbróglio que é tão nocivo quanto eram as delongas e incertezas do próprio julgamento? Mais oito anos? Ou para sempre?

Estipula-se e empurra-se datas para discussões e não se chega a solução alguma, ou não se quer chegar a algo concreto, e, assim, os velhinhos e velhinhas, com direito aos seus proventos do Aerus, são manipulados ao bel-prazer por consciências e mentes mentecaptas. 


Não se sabe qual é a real intenção do governo quando ele se propõe a negociar, tem-se a impressão de que vai nutrindo uma espécie de promessa futurística esquecendo-se que o que interessa aos velhinhos é o presente – o agora – pois já não têm mais um grande futuro pela frente, futuro este que lhes foi e está sendo negado.

Diz-se que a presidente Dilma quer que se faça o acordo, mas não se tem um registro sequer de algum documento ou pronunciamento saindo da boca dela neste sentido, apenas da boca de terceiros. Será que estes velhinhos e velhinhas, que clamam por um acordo, são tão insignificantes assim? Se ela diz que quer o acordo e manda seus assessores cumprirem a ordem, então há algo de errado na condução das negociações para seu desfecho. Ou há desobediência à autoridade máxima do governo, ou a presidente faz um jogo de aparências com seus assessores, prometendo um acordo de desacordo, isto é, finge-se...

Dia 22 foi a data estabelecida em que se anunciaria de fato uma posição do que seria acordado, e o que se viu? Mais uma data que passou em branco. Qual será a próxima data? De data em data ‘si va lontano’...


Será que o governo não quer ceder pelo que lhe pode advir com o precedente que está sendo aberto? (Já há o precedente Transbrasil). Se este for o receio, nada mais saudável a uma nação do que começar a levar a sério os compromissos democráticos e reparar as injustiças. Se após este caso Varig/Aerus houver avalanches de processos judiciários semelhantes, é sinal que estamos vivendo numa República podre e enfraquecida por governantes ineptos, sem vocação para a coisa pública.

Que se corrija, pois, o todo malfeito, custe o que custar, para podermos viver doravante numa República verdadeiramente democrática e voltada para os ideais de justiça, fraternidade e igualdade.

Pobre país, o nosso, onde os direitos dos cidadãos ainda têm de convergir com os interesses espúrios de governantes inescrupulosos que se dizem democratas e representar a voz do povo. Vemos a nação afundar no lodaçal da corrupção e incompetência do atual governo travestido de ditadura bolivariana. Por todos os lados vemos inconformismos por conta de falcatruas e incompetência desse governo.

Embora sejam palavras ao vento sem maiores conseqüências, eis aí meu registro e protesto com o que está acontecendo a uma classe de ex-trabalhadores lesados em seus direitos.
Mas, lembrem-se, haverá eleições...
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 23-04-2014

Relacionados:

5 comentários:

  1. Quem viver verá!!
    Olá!!

    Vi a pouco, parte do vídeo da Graziella e sinceramente, cansado de ouvir e ver as
    mesmas coisas sendo ditas e com o problema de saúde que estou, dei um break,
    isso porque, nada foi acrescentado em relação ao que já sabemos. A "turma" conti-
    nua a mesma, as promessas também, as mesmas de velhos carnavais e com ligeiras
    modificações de postos governamentais, o que esperar, se nada temos para nego-
    ciar, inclusive agora com o ministro Berzoine? Báááá!!!

    O Ruben colocou uma questão que para mim particularmente não criou nenhum
    frisson, isso porque, faz um bocado de tempo que venho dizendo que a técnica u-
    sada pelo governo é a de empurrar com a barriga qualquer acordo DE FATO e, se
    alguém achar que as nossas vidas valem alguma coisa para eles; que os comove e
    sensibiliza, nada mais é do que um ledo engano.

    Mudando para um outro assunto, sério por sinal, me recordo que em 2006, até on-
    de foi possível levar, procurei manter o bom plano de saúde que tinha, porém, ho-
    je estou sentindo na pele a falta do mesmo, diante do problema que estou tendo.
    Mesmo assim, diante de toda uma preocupação existente com a falta de dinheiro
    para pagar a cirurgia (me desculpe dr. Cavalcanti), ainda bem que consegui a mar-
    cação da cirurgia da cabeça para o dia 26 de maio, felizmente, deste ano, no H. São
    Paulo. Digo isso, baseado na constatação de que se morasse não muito distante da-
    qui, ou então em BSB, nada teria conseguido e isso é um fato.

    Enquanto isso, vergonhosamente, parte substancial do povo brasileiro se prepara
    para a copa (inclusive até pessoas humildes), enfrentando horas na internet para a
    compra de ingressos e as filas enormes para retirada dos ingressos, para consegui-
    rem a preço de ouro, assistirem os jogos. Nisso, o que é mais humilhante, é saber
    que muitos dos que estão se preparando para "enfrentar" os estádios superfatura-
    dos e inacabados, são em boa parte os mesmos que criticaram e criticam a falta de
    dinheiro à saúde, à segurança, à educação, à moradias populares, transportes e etc..
    E depois, há aqueles que sonham com um país mais justo, menos corrupto, com go-
    vernos mais éticos e respeitosos com relação a Constituição Brasileira!

    Enquanto isso, diante de uma situação econômica difícil, com um ministro da fazen-
    da medíocre e a inflação descontrolada, talvez seja difícil não acreditar que o Ruben,
    de alguma forma, mais centrado agora, realmente tenha razão. Quem viver, VERÁ!
    Até mais.

    Waldo Deveza

    ResponderExcluir
  2. infelizmente, mais uma vez, nós temos que nos submeter a isto; este enredo há algum tempo vem se desenrolado e, A Toda Poderosa Graziella Baggio, que conduz um rebanho de idosos cada vez mais desesperado e sem esperança, é novamente alimentado pelas palavras (ou falta delas) da SINDICALISTA, MUSA DO AERUS, que criou uma Grazidependência com ESTES POBRES COITADOS E MORIBUNDOS da extinta previdência privada ...

    No dia 22 de abril de 2014 mais um dos muitos factóides enganosos foi criado pela Graziella Baggio para segurar o rebanho de velhinhos do AERUS; vamos parar e pensar gente "como um governo, legislativo (maioria), judiciário (boa parte) e até a negociadora representando o AERUS, todos petistas, não conseguem encerrar este caso ? como isto é possível já que todos estão no mesmo time."

    ResponderExcluir
  3. O acordo não sai pois apesar de quase todos os "atores" do governo serem do mesmo partido, são um bando de FILHOS DA PUTA, a começar pela vaca que está no comando.É uma quadrilha de bandidos sádicos, que provavelmente ficam brincando de enganar os velhinhos do Aerus, numa clara demonstração de falta de carater e humildade. Eles não tem interesse em desembolsar qualquer valor em favor dos aposentados porquanto não levam nenhuma vantagem pecuniária para esse nefasto partido.Com certeza, se pudessem tirar uma parte do montante necessário para cobrir o Aerus, esse acordo já teria sido assinado.

    ResponderExcluir
  4. Agora temos um novo ator. Sr. Ricardo Benzoine, amigo da Sindicalista Graziella. Já entendi qual é a situação. Vamos enrolar enquanto podermos, ainda não temos nada. Parece novela mexicana. Já não dá mais para enrola, não estamos mais acreditando! Terror psicológico! Bem as estilo PT.
    Robson.

    ResponderExcluir
  5. Caros Amigos, pelo que entendi ...

    A Ação de defasagem Tarifária, foi ganha pelo espólio da VARIG e sobre esse GANHAR, tem muita água rolando debaixo desta ponte, por exemplo, por tudo que escutei, após ser publicada a sentença pelo STF, o que pode levar de 6 meses até 1 ano, o Governo ainda tem o direito de entrar com um embargo de declaração, isso quer dizer que o STF tem que explicar a sentença para o Governo, após isso e após nova publicação de 6 meses a 1 ano, a ação tem que ser enviada para a primeira instância, aonde as partes devem pedir ao Juiz que sejam refeitos os cálculos dos valores devidos ( O AERUS diz em torno de 7 Bilhões e o Governo entorno de 3,5 Bilhões), me parece que após isso as partes, o Governo e o Espólio da Varig, tem o direito de questionar os cálculos, depois disso, o Juiz tem que peticionar a União para efetivar o pagamento, o que teria
    necessariamente ser emitido em precatórios a partir do ano fiscal seguinte, o que poderia levar até 20 anos para serem pagos na sua totalidade, até aí o Governo não estaria fazendo nada fora da lei, mas tem um adendo que todos estão se esquecendo, A Varig e agora o seu espólio devem ao Governo, Imposto de Renda, INSS, e vários outros impostos e tributos, para serem descontados desta dívida, me parece que existe uma lei que diz que o Governo tem prioridade sobre o recebimento de impostos atrasados, até aí o governo não estará fazendo nada contra a lei, talvez, moralmente, mas moral no caso do Governo é subjetivo, cada um dentro do governo tem a sua...
    E para melhorar, esta pequena fortuna vai parar nas mãos do Exmo. Juiz Luiz Roberto Ayub, Gestor da Massa Falida, e que após o seu entendimento, o AERUS poderá ser pago pelas garantias de empréstimos feitas a VARIG em 21 renegociações de dívidas, e daí... só Deus sabe quando isso estará resolvido, pois temos a morosidade da Justiça...
    Pelo todo, as mas línguas, estimam que este processo poderá estar encaminhado para resolução em um tempo de 6 a 10 anos, para começar a receber os precatórios...e talvez de 10 a 30 anos para o pagamento total... ( dez anos para começar e 20 anos para serem pagos, 10 + 20 = 30 ...)
    Daí todo e qualquer esforço que seja feito desde agora até dez anos, será muito benéfico, mas para isso temos que contar com a ajuda de todos, todos os que tem algo a receber disso e ficam colocando lenha na fogueira...

    PS : Por favor me corrijam, se o que tentei explicar aqui está muito errado....

    Para finalizar, o que se esta tentando é fazer um acordo sobre uma promessa de dívida de quase impossível pagamento, pois os que já tentaram cobrar algo do Governo sabem, e essa negociação nunca vai ser fácil, não adianta ficar dizendo que é ético, moral ou qualquer outro adjetivo para tentar qualificar o seu direito a receber ou que o Governo deve pagar, isso só estará fazendo efeito ao seu próprio ego, nada de real ou prático. Então por favor, os que não estiverem satisfeitos com ela, vão a Brasilia e acampem em frente ao Palácio e tentem contar com a benevolência deste Governo que pelo que parece esta se "preocupando" muito com os aposentados do AERUS, o que se tem que levar em conta é o esforço Hercúleo que um grupo , dentro do grupo de aposentados esta fazendo para resolver um acordo de difícil e quase impossível negociação, para a solução de todos, inclusive os que ficam em casa por trás dos seus computadores, criticando, em vez de em algum momento fazer algo de útil, em prol da causa comum..., do meu, do seu, dos nossos benefícios do AERUS restabelecidos...e o pagamento de todos os valores que avaliamos devidos...e que devem por gratidão ser sempre apoiados e agradecidos pelos esforços que estão fazendo por milhares de pessoas, que não podem ou não querem estar participando desta luta...

    Sinto muito se algo que falei ou citei lhes desagradaram...mas é como penso...

    Um Grande abraço a todos...

    Ricardo Sesma

    Comissário da Varig Aposentado

    ( Comissário da VARIG, sim pois isso ninguém pode nos tirar...)

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-