segunda-feira, 26 de maio de 2014

As eleições de domingo

Cesar Maia
       
PARLAMENTO EUROPEU:
O PPE, centro-direita, com 28,2% e PS, centro-esquerda, 25,7%, sofreram fortes perdas, mas com 53,9% garantem a UE contra aventuras em sua constituição. Das 751 cadeiras, o PPE ficou com 212 e o PS com 193. Forte crescimento dos euro-céticos+xenófobos+antipolítica+radicais de direita e esquerda, que somaram pouco mais de 20%.


FN de Le Pen vence na França.

UKIP vence no Reino Unido.

Na Espanha a maioria de 80% do PP+PSOE caiu para 60%. PP de Rajoy venceu o PSOE por 2 deputados. Na Catalunha os partidos independentistas chegaram a 58%.

Na Itália o PD de centro-esquerda venceu com 43% dos votos. MV5 – antipolítica – teve 20%. Força Itália, de Berlusconi, 16%.

Na Alemanha o CDU+CSU, de Merkel, obteve 35,3% e o SPD, centro-esquerda, cresceu para 27%. Mais uma vez os liberais não atingiram 5%.

Na Grécia, o Syriza, a esquerda radical anti-austeridade, venceu com quase 30% dos votos.

Abstenção na Europa: 57%. Em Portugal a abstenção atingiu 66%.


       
COLÔMBIA:
O candidato de Uribe, Zuluaga ultrapassou o presidente Santos: 29,3% x 25,7%. A surpresa foram os crescimentos finais das candidatas da esquerda e da conservadora, que fecharam cada uma com 15%. Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, derrapou, fechando com 8%. O segundo turno será dia 15 de junho e o resultado é imprevisível.
       
UCRÂNIA:
O empresário Poroshenko confirmou seu favoritismo. Recebeu 55% dos votos e com isso não haverá segundo turno. Os eleitores de parte das mesas das regiões de etnia russa no leste não puderam votar, o que não afetou o resultado. As primeiras declarações de Pososhenko que contatará Putin para conversar, apontaram para um desdobramento racional.
Título e Texto: Cesar Maia, 26-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-