terça-feira, 27 de maio de 2014

Opinião a usar com moderação

Helena Matos

Os homens que vão ficar à espera: Paulo Rangel e Francisco Assis. Os resultados conseguidos nestas europeias permitem-lhes tudo. Até aspirar à liderança dos respectivos partidos.

A vida política alimenta-se de balões de oxigénio e eles neste 25 de Maio conseguiram reabastecer-se para uns tempos.

O homem com quem vai ter de se contar: Passos Coelho. O PSD dos barões, de Cascais e dos notáveis cavaquistas enganou-se nas contas. Achavam que Passos ia ali fazer uns meses e que perante o que caíra em cima do País eles seriam de novo chamados ao palco. E magnânimos eles iriam. Mas Passos em Julho de 2013 ganhou e agora as idiossincrasias do PSD jogam a seu favor: os laranjas dissidentes não roubam votos ao partido, não fazem movimentos, nem mudam de agremiação. Muito portuguesmente deixam-se estar dizendo mal e praticando com fervor o seu desporto favorito: o tiro ao líder. Mas na hora da verdade lá estão todos outra vez. Manuela Ferreira Leite e Balsemão já deram o sinal do que vai acontecer nos próximos meses: arrumam-se as pressões de ar e preparam-se as arruadas. Depois voltam ao mesmo. No PSD isso não é defeito. É feitio.

Os homens que podiam ser: António Vitorino, Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa. A ordem pela qual estão arrumados estes nomes não é aleatória. Marcelo está quase a ser o que Vitorino já é e Costa está a entrar nessa selecção de homens que vão ser, seriam e podiam ter sido mas que acabam por não dar o passo decisivo. Este bloqueio que em Marcelo é quase patologia e em António Vitorino uma imagem de marca, começa a tornar-se numa mania em António Costa. Ora só há uma coisa que não se perdoa a estes homens que se habituaram a ser amados quando os outros são criticados: o ressabiamento. António Costa esgotou nestas europeias a sua quota de oportunidades para declarar que a vitória conseguida por Seguro soube a pouco. Da próxima vez, como nos casamentos, ou diz ao que vai ou se cala para sempre.

O homem que talvez não faça mais política mas que pode fazer, se quiser, o melhor livro de memórias políticas de Portugal: Paulo Portas. Em matéria de liderança o CDS está cada vez mais próximo do PCP: na linha da frente uma multidão de quadros cuja juventude ilude a eternização do líder. Mas o CDS não é marxista-leninista logo a disciplina é-lhes arredia. Portanto ou o líder escolhe o momento para sair ou terá de se confrontar com uma revolta interna. Mas seja como for Portas vai ser sempre alguma coisa sem o CDS. O CDS é que vai ter de aprender a viver sem Portas. Caso contrário acontece-lhe o mesmo que ao BE sem Louçã: morre.

O homem a quem temos de estar agradecidos: Jerónimo de Sousa. O PCP, partido conservadoríssimo nos costumes e no resto, poupa-nos aos desmandos e ao folclore da esquerda radical e eurofóbica que campeia por essa Europa fora. O reverso de o PCP não ser um partido de governo e sobretudo não ser um partido que o seu eleitorado queira ver no governo mas sim um poderoso ‘lobby' cujos membros conseguem com eficácia negociar com o Estado é termos de pagar o dízimo à Inter. Mas convenhamos que o País já fez negócios bem piores.

O senhor que se segue: Marinho e Pinto. Em primeiro lugar vamos acabar com a conversa sobre o desconhecimento acerca do pensamento de Marinho e Pinto. O que se conhecia do pensamento de Manuel Alegre que por sinal até poderia ter sido Presidente da República? E qual é ou era o pensamento de Fernando Nobre? Que eu saiba nenhum. Marinho e Pinto é a mais recente novidade produzida por esse relevante nicho do mercado eleitoral constituído pelos eleitores que acreditam na transmigração das almas: uns votaram Fernando Nobre, porque ajudando ele, os refugiados certamente ajudaria o País; outros votaram Alegre porque com tanto soneto a fazer rimar Portugal com sal haveria de arranjar uma solução criativa para o Orçamento de Estado. Agora alguns desses "uns" e desses "outros", devidamente acompanhados por novos fiéis, votaram Marinho e Pinto. Amanhã votarão noutra personalidade qualquer. Porque as personalidades são como as cerejas: desaparecem num ápice.

O homem que para ganhar tem de derrotar o seu partido: António José Seguro. Os inimigos de Seguro não estão no PSD e muito menos no CDS. Estão no PS. Uns como Costa esperam que ele lhes ceda o lugar. Outros como Sócrates irritam-se quando ele não cumpre o papel que lhe destinaram: gerir a memória de José Sócrates até que este possa voltar à política activa. Ora acontece que para irritação dos notáveis e dos jornalistas Seguro quer chegar ao Governo, coisa que sucederá em 2015 caso o PS o deixe. Desde esta semana é mais claro que chegará com o PSD - com o BE em fanicos a possibilidade de um governo PS mais BE ficou arredada - circunstância que não lhe parece desagradar. Um governo com Passos a partir de 2015 não é apenas um sonho ou uma meta para Seguro: é um refúgio.

O homem que ganhou tempo: Cavaco Silva. Se o PS português tivesse obtido o resultado eleitoral da Frente Nacional em França, Cavaco estaria hoje cercado em Belém por uma multidão a exigir eleições antecipadas e a sua resignação. Como tal não sucedeu Cavaco vai mantendo o seu objectivo de normalizar a democracia portuguesa - os mandatos são para cumprir até ao fim - enquanto se prepara para aquele que pode ser o momento mais simbólico das suas presidências: o dia em que dará posse a um governo de bloco central.
Título e Texto: Helena Matos, Diário Económico, 27-05-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-