sexta-feira, 23 de maio de 2014

Revolta de 27 de maio em Angola foi há 37 anos

O DIA EM QUE O MPLA SE DIVIDIU
Depois de uma tentativa de golpe em Luanda, deu-se início a uma purga dentro do partido, conta a jornalista Lara Pawson.


Sara Capelo
Em 2000, a jornalista Lara Pawson estava na baixa de Luanda quando se iniciou uma manifestação: um grupo de jovens sentou-se no chão em greve de fome contra o aumento de 1.500 por cento no preço dos combustíveis. Minutos depois, nessa manhã “quente e húmida de Fevereiro”, chegaram duas carrinhas com polícias armados. Doze manifestantes foram presos. Dias depois, novo protesto e a mesma reacção das autoridades. À terceira, um homem apontou-lhe uma kalashnikov e ordenou-lhe que parasse com a entrevista que estava a fazer e desligasse o gravador. Recusou-se e ao segundo aviso o homem prendeu o seu entrevistado.

Quando contou o sucedido a um jornalista com cerca de 50 anos, ele disse-lhe: “A última vez que houve um protesto digno desse nome (...) mataram muitos dos manifestantes.” Referia-se ao 27 de Maio de 1977, o dia em que os fraccionistas (liderados por Nito Alves e José ‘Zé’ Van Dúnem, recentemente expulsos do MPLA) organizaram um ataque a uma prisão e à rádio nacional.

Na sequência desse dia, muitas pessoas desapareceram ou foram condenadas à morte. Lara Pawson quis escrever sobre esse episódio, mas não conseguiu descobrir quantas pessoas morreram, segundo se lê no livro ‘Em Nome do Povo’ (editado pela Tinta da China e que vai ser lançado sexta-feira, dia 23).

Num artigo na SÁBADO de 22 de Maio contamos-lhe o que aconteceu nesse dia. Aqui, publicamos a entrevista com a autora.
Título, Imagens e Texto: Sara Capelo, Sábado, nº 525, de 22 a 28 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-