segunda-feira, 23 de junho de 2014

A duração do jogo... Voem, voem canarinhos...


Valdemar Habitzreuter
Hoje teremos mais um espetáculo futebolístico ansiosamente esperado por todos nós brasileiros. Esta espera ansiosa tem uma explicação psicológica e tem a ver com o conceito de duração. Logo, logo falarei algo sobre isso. Em primeiro lugar teçamos algumas considerações sobre a nossa seleção canarinha e seu ninho acolhedor: a Granja Comari com 150 mil metros quadrados de área, em Teresópolis.

Somos o país do futebol, como se alardeia por aí. Nosso país é grande em extensão, um território continental, e como o futebol é o esporte mais querido e praticado por aqui, a safra de bons jogadores é grande. Países pequenos como Paraguai, Uruguai – nossos vizinhos - também primam com um futebol forte. A diferença é que o Brasil poderia formar várias seleções para disputar uma Copa.

Filipão teve a oportunidade de escolher, pois, o supra-sumo de jogadores habilidosos para compor nossa seleção. Temos, então, uma seleção forte de fazer inveja a qualquer nação do mundo. Não é por menos que as outras seleções temem em enfrentar o Brasil.


De há muito tempo que esta seleção se prepara para este Mundial, e foi investida uma fortuna para que os canarinhos se apresentem em grande estilo sem serem depenados por outras seleções. Até agora passaram quase ilesos nas duas partidas realizadas. Contra a Croácia tiveram sorte, o juiz lhes deu um alpiste extra. Mas contra o México a dificuldade de voar tranqüilos fez-se sentir.

O ninho aconchegante onde nossa seleção pousa e treina é fantástico. Concomitantemente às construções das suntuosas arenas construídas ao longo dos quatro anos, o ninho foi diligentemente preparado. Gastou-se outra grande fortuna para que nossa seleção tivesse todo o aparato de ponta para se preparar para este Mundial. Este ninho requintado é de longe superior a muitos hotéis cinco estrelas e se localiza na bela cidade serrana de Teresópolis com clima ameno e ideal para os treinamentos.

Hoje teremos o terceiro jogo, contra a seleção de Camarões – já eliminada da Copa. Brasil esperava fazer um jogo treino contra Camarões, mas como não se classificou com o jogo contra o México terá que mudar de estratégia: jogar para valer. E é esta expectativa que nos deixa ansiosos. Precisamos da vitória.

A duração do jogo é de 90 minutos no relógio, com eventuais acréscimos para sabermos se saímos vencedores ou não. E a duração para o preparo para estes 90 minutos foi de aproximadamente 4 anos. Duração. Esta é a palavra-chave que norteia este jogo e também nossas vidas.

Imaginem que Camarões esteja vencendo o Brasil por 1 a 0 e no relógio do juiz faltam apenas 15 minutos para o término do jogo. O que se passa no íntimo dos 200 milhões de torcedores brasileiros? Estes 15 minutos se tornam um tormento para eles, pois passam como um relâmpago, passam muito ligeiro. Brasil precisa da vitória e não consegue marcar os gols e o tempo passa voando. Mas em contrapartida estes 15 minutos para os camaroneses são uma eternidade, querem o fim do jogo o mais rápido possível para assegurar a vitória.

Eis aí o que significa a verdadeira duração. É um estado de espírito que regula nossas emoções e capaz de direcionar-nos na vida para melhor portar-nos em nossas múltiplas situações do quotidiano. Esta duração nada mais é que um eu que não se deixa comandar por ponteiros de relógio, é um eu profundo que quer viver na rica profundeza e variedade de emoções. Portanto, esta duração não se mede por ponteiros de relógios. Os verdadeiros ponteiros da duração são nossas emoções que fazem girar a vida com ininterruptas novidades.

Deixemo-nos levar hoje neste jogo entre Brasil e Camarões não pelo relógio do juiz, mas pelo nosso relógio interior que é cheio de emoções esvoaçantes. Ao presenciarmos o Brasil vencendo o jogo, o nosso relógio interior marcará um estado de emoções diferente daquele se o Brasil estivesse perdendo. De qualquer forma, teremos emoções. A duração do jogo dirá quais experimentaremos.

Tudo isto para falar da duração de um jogo de futebol. Quantas emoções iremos registrar nesta duração! E a duração maior de nossas vidas? Quantas riquezas emocionais poderíamos coletar ao longo de nossa duração neste mundo se soubessemos dar o devido valor à profundeza dessa duração onde se encontra o nosso eu profundo, o responsável para enriquecer e valorar nossas ações quotidianas.

Voem, voem canarinhos e se alcem nas alturas das emoções de 200 milhões de brasileiros!
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 23-06-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-