terça-feira, 24 de junho de 2014

Funcionam satisfatoriamente as eleições brasileiras?

Almir Papalardo
Todas as vezes que se aproxima uma nova eleição é a mesmice de sempre: ataques pessoais de parlamentares, uns contra os outros, campanhas mentirosas com falsas promessas de que serão feitas melhorias na saúde, no transporte, na segurança, na educação, no emprego, no salário mínimo, na distribuição de renda, na habitação, na infra-estrutura, enfim, todos os partidos juram e prometem que irão propiciar ao cidadão brasileiro melhor qualidade de vida. Ufa!! Quanta fartura... São tantas as necessidades básicas que até cansa enumerá-las, repeti-las, e nunca vê-las serem, de fato, efetivadas!

Assim, com aquelas indesejáveis e intragáveis "Hora da Propaganda Política Gratuita", que nos empurram goela abaixo, molestam quase toda a sociedade que já não suporta mais ouvir tantas falsas promessas, que, com raras exceções, jamais serão cumpridas. O povo já está desacreditado, desanimado e realmente enfastiado!

Por que os partidos políticos com os seus militantes não procuram um tema diferente para nos apresentar naqueles horários, num comício, uma guinada de noventa graus, uma renovação diferenciada, para poder despertar a atenção dos brasileiros que irritados e impacientes, desligam seus rádios e televisões para não ouvirem ou verem sempre as mesmas coisas, as mesmas promessas irritantes, e que já não convencem mais ninguém? Por que não estudam apresentarem uma novidade impactante, algo diferente, reconquistando a atenção nauseabunda dos eleitores?

Priorizem, por exemplo, o problema cruciante e não solucionável dos aposentados, que aguardam uma eternidade para verem seus direitos reconhecidos, recuperados, e que foram corrompidos todos os artigos da nossa Constituição que nos resguardavam dessa má vontade política. Descartam-nos, comprometendo toda a atuação do Congresso, que omisso e acomodado, permite serem aplicados dois reajustes diferentes na atualização das aposentadorias, que sofrem danos logo na sua iniciação com um corte indevido chamado de "Fator Previdenciário"? Por que nos horários políticos obrigatórios, nos comícios de ruas, nada falam dos nossos Pls. 01/07, 3299/08 e 4434/08 e dos vetos presidenciais feitos contra os sacos-de-pancada, os aposentados?

Aposentados, para nossos poderes públicos, não existem. Existe sim, um grande preconceito e uma enorme discriminação contra os velhos de cabelos brancos, porque tornaram-se um peso morto para o governo, que se vê obrigado a sustentá-los sem nada receber em troca, excluindo aí os bancos, que são sempre beneficiados através dos "Empréstimos Compulsórios", mais uma armadilha funcionando e lesando os aposentados, que depressivos e desesperados, se afundam cada vez mais através deles!

Então é isto: direcionem suas campanhas em favor dos aposentados, uma categoria que sem dúvida alguma é uma das mais prejudicadas e desamparadas da sociedade. São 28 milhões de aposentados cadastrados no RGPS-Setor Urbano, onde 9,5 milhões, são os mais prejudicados, porque tendo seus proventos um pouquinho acima do salário mínimo, é punido, impedido de ter o mesmo percentual de reajuste dado ao salário mínimo, quando 2/3 destes mesmos aposentados, o recebem sem nenhumas restrições! É este o nosso Brasil??
Título e Texto: Almir Papalardo, 24-06-2014

2 comentários:

  1. Almir Papalardo, leio sempre suas reivindicações e creio justas.
    Fiz um tópico no meu blog sobre niilismo.
    Todo mundo, inclusive eu, somos pseudo niilistas, sempre reclamamos do que nos incomoda ou nos faz falta.
    Sou aposentado, estropiado como tantos outros, mas há necessidades básicas, mais necessárias que nossos aumentos salariais, tais como:
    Educação,
    Saúde,
    Segurança pública,
    Mobilidade urbana, e a educação dos mais jovens.
    Com boas atitudes nos itens acima, teríamos menos gastos com as parcas pensões.
    Gostaria que você lesse Duverger e a dualidade política.
    Num país com trinta e tantos partidos, comensais do erário publico, é conveniente a troca de favores. Creio que quando RUY, disse que político é que nem fraldas, el não falava da sujeira que deve ser limpa, mas da necessidade de usar uma fralda menos suja, porque hoje todas estão sujas.
    Trocar Dilma por outro é uma necessidade, mas temos que ter certeza que colocaremos um menos poluído, no momento.
    O tal de PMDB é o fiel da balança, ele sempre está ao lado de qualquer governo, por isso não vemos faz algum tempo candidatos do tal partido a presidente.
    Eles controla 60% dos municípios brasileiros. A corrupção nos pequenos municípios compra voto com cestas básicas, atendimentos médicos, tijolos e coisas triviais.
    Também sustenta os partidos.
    A corrupção nos grandes municípios sustenta grandes campanhas para prefeituras, congresso e presidência.
    Isso é fruto do poli partidarismo ou pluri como quiserem, eu uso poli porque são todos iguais, se tivessem diferenças de finalidades seria pluri.
    No Brasil não há partido de direita, todos são de esquerda, e todos tem o mesmo projeto, as oposições são congruentes e a única finalidade é tirar o poder do outro.
    Até hoje não tivemos uma constituição pública, ela é privada e aristocrática, defendendo seus pares de todo o serviço público. ISONOMIA só no papel.
    OAB e outro órgãos só fazem querelas.As CPIs são um CONSTE PARA IGNORAR-se.
    Eu cito o exemplo dos mensaleiros.
    Eu gostaria de vê-los pobres, nunca presos. Roubou devolve o que roubou.
    A maior fonte de renda do governo é a previdência social.
    Dela são tirados, os salários dos funcionários do INSS, o superávit primário, alguns recursos do SUS, os salários desemprego, as super pensões de perseguidos políticos, os salários de não contribuintes, o FAT que as centrais sindicais dão curso s de bobagens aos trabalhadores, os aluguéis dos prédios do INSS, as perícias médicas que seriam obrigações do SUS e a lista é grande...
    Índio se aposenta nós pagamos, lavrador se aposenta, nós pagamos, dona de casa se aposenta nós pagamos, crianças excepcionais ou especias se aposentam nós pagamos. Não sou contra isso, mas esses sociais deveriam ser bancados pela sociedade, nunca pela previdência social, porque ela é uma carteira individualizada aos cuidados do governo.
    As pensões nunca foram pagas com relatividade as contribuições, sempre com critérios especiais do controlador que tira e põe o que quer, quando quiser com todo o apoio do judiciário com a desculpa de caos social.
    Estamos com quase a mesma idade da independência americana, 46 anos nos separam, infelizmente 200 anos atrasados, nossa primeira constituição continua vigente, igual a do império, protegendo os seres feudais de hoje,
    bom dia

    ResponderExcluir
  2. Meu prezado amigo VSROCCHA, li atentamente a sua bela explanação e peço-lhe permissão para uma despretensiosa réplica. Não seja tão severo consigo mesmo !! É normal neste planeta em que vivemos, o ser humano priorizar mais o seu lado, do que o do seu semelhante. Isto é lógico, racional, é humano.Todos sabem aonde o sapato lhe aperta. Pode ser egoismo? Até pode ser. Mas qual o homem que troca a sua vantagem a favor do seu semelhante? Pode existir, mas são raríssimos e podem ser considerados santos, ou oriundos de outro planeta mais evoluído. Ainda mais num debate quando a razão possa estar dividida entre os dois protagonistas. Ambos, em determinado momento, apresentam também lógicas cabíveis justificando o seu raciocínio. Vejamos o caso dos pobres e esquecidos aposentados que tanto reclamam e com toda a razão. Eles já estão na reta final de suas vidas, portanto, sem condições físicas de reiniciar uma nova jornada. E eles não querem benesses ou favores e nem querem competir com os trabalhadores ativos. Querem sim que seus direitos constitucionais sejam respeitados. Que não nos dê além do que determinam as leis, perfeito, mas também que não nos tire conforme estas mesmas leis exigem. Me explique a razão dos governos aplicarem dois percentuais de reajustes diferenciados para atualização das aposentadorias. Um percentual de reajuste menor para os aposentados que ganham um pouquinho acima do salário mínimo e outro índice de aumento bem maior para aqueles que recebem o salário mínimo? A de se considerar que os primeiros, durante 35 anos ou mais, contribuíram mensalmente com descontos maiores sempre calculados pelo valor dos seus salários, e os outros, contribuíam somente com apenas 01 salario mínimo. Os primeiros contribuíram até sobre 20 salários mínimos, e hoje, recebem de provento apenas 06 salários mínimos (número arredondado) durante um ano apenas, porque, o achatamento do seu benefício é consecutivo e não para com a aplicação do fator previdenciário. Continua o seu provento a ser degradado continuamente, e só vai parar quando esse aposentado estiver ganhando apenas um salário mínimo! Enquanto isto ele vê aposentados do mesmo RGPS receber de aumento percentuais maiores e não vai demorar muito, todos os aposentados, independente de quanto contribuíram, estarão nivelados por baixo, um fantasma que nos ronda e nos assusta, revelando que desde o inicio da nossa vida no mercado de trabalho, sempre fomos prejudicados !! Aí, não se trata de um egoísmo e sim, assistir indefeso e manietado, uma grande injustiça crescendo assustadoramente, sob as vistas complacentes de governantes incompetentes ou mal intencionados mesmo. Portanto, no meu conceito, estes aposentados prejudicados estão no mesmo nível das prioridades apontadas por você.
    Crianças e idosos no meu entender, deveriam ser os últimos a serem atingidos por políticas duras, em que os governos são obrigados a aplicar na sociedade.
    Um abraço,
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-