sábado, 26 de julho de 2014

AERUS/VARIG: Relatos da reunião e do hangout acontecidos no dia 23

Oscar Burgel e Nelson Cirtoli
Opinião em resumo, das reuniões do dia 23 de julho, sobre o Aerus, agendado pela FENTAC/SNA, e à noite em vídeo-conferência sob o título “O ‘NEGÓCIO’ Varig e o drama do AERUS: uma dívida social do Estado Brasileiro”, organizado pela Deputada Aspásia Camargo.

No dia 23 de julho estivemos na palestra organizada pela FENTAC/SNA sobre AERUS, na agradável companhia da Bárbara, do Oscar e do Franzen.

Dr. Lauro, advogado do Escritório Castagna Maia, explanou sobre a situação jurídica das ações: Ação da Terceira Fonte, da Ação da Defasagem Tarifária, e SL 127.

- Que a União havia ventilado possibilidade de acordo, apresentou como era o acordo proposto pelo seu escritório, e que agora alegam que a União não possuir verba.

- Que a Defasagem está parada, sequer voto escrito foi feito por vários ministros, e que a UNIÂO teme que a jurisprudência gere custos de mais de 70 bilhões por outras ações semelhantes no supremo, por outros Institutos.

Dr. Lauro desempenhou a contento o seu papel de explanar a verdade técnica.

A seguir coube a uma senhora, não diretora do SNA, sem ligação nenhuma com a Varig. Teve ligação com a Vasp e com o SNA no passado, de fazer uma explanação.

Confesso de antemão que nesse momento veio à minha mente, repentinamente, em fração de milésimos de segundo, toda uma história de traição praticada por essa senhora contra os trabalhadores da Varig, enquanto lutavam para reerguer a empresa que, por precaução, tomei meu comprimido de plasil. Ao meu lado, Oscar e Franzem, me pediram um comprimido. Dei. À nossa frente a comissária Vera De Marchi se virou e perguntou: o que vocês estão tomando? Respondi: plasil para não vomitar.
- Quero um também. E lá se foi a minha caixa de plasil.

Essa senhora, como é do conhecimento de todos que a conhecem é uma petista de baixo escalão, que luta para atingir o nível dos que estão no planalto, ou na Papuda: disse ela, em sua palestra, que foi traída por este governo, contou sua participação desde 2000, e agradeceu a todos os lutadores presentes pelo movimento, etc… Confesso que pensei que o plasil não iria funcionar, quando me veio à mente, novamente, o nível de traição praticado por ela e as mentiras sentimentais que estava falando, enquanto os variguianos lutavam, à época, para salvar a Varig e ela nos solapando nas costas. Mas, dei uma voltinha no ar frio de Porto Alegre, me reanimei e voltei.

Explanou então sobre a situação dos ex-funcionários da Vasp, que segundo ela estão em situação pior que a “nossa”. “Os da Varig ela quis dizer”, pois não recebem aposentadoria nenhuma…

A seguir disse que não poderia traçar plano nenhum de ação naquele momento, pois se o fizesse, amanhã a polícia federal estaria batendo à porta de cada um de “nós”. Variguianos presentes ela quis dizer. E que nos dias de hoje qualquer movimento estava muito difícil e perigoso de se fazer.

Procurei colocar apenas os rumos conclusivos a que cheguei das palavras da “senhora”, uma ex da Vasp, sem cargo no Sindicato e ligada ao nosso algoz, o PT.

A Diretoria do SNA poderia ter um mínimo de sensibilidade e nos poupar de estar ouvindo alguém que é nosso inimigo fingindo descaradamente diante de velhos desesperados que está nos ajudando. Talvez exista algum desavisado, na liderança da Comissão de Aposentados SNA que a convide e acredite nela. Mas, Diretoria, Presidente, ponham-se no nosso lugar. Tenham dó! Não permitam que façam de bobos pessoas idosas que tanto trabalharam para a aviação. Lembrem-se: nós somos vocês amanhã.

Essa senhora, quando no poder votou sempre a favor do patrão no andamento das assembleias de venda da VARIG que nos levou a esta situação de penúria, permitiu a saída do comprador sem que levasse o compromisso de pagar o AERUS e agora quer salvar o AERUS.

Esta não engana mais, a não ser àqueles que querem continuar a ser enganados, ou àqueles que a usam/patrocinam e que a usam para estar na mídia e no movimento classista.

Na plateia, homens com idade avançada que atenderam, consertaram peças, atuaram no administrativo, inspecionaram aviões, sempre dando o melhor serviço, e por isto tornaram a Varig a grandiosa e reconhecida companhia aérea, sendo usados hoje como massa de manobra por alguém que só quer uma bandeira para continuar na militância política.

Seus semblantes mostram, apesar do cansaço da idade, a disposição para enfrentar a luta, como é próprio dos pampas.

Junto a ela, na mesa, alguns que enquanto na ativa nunca estiveram envolvidos nos movimentos de classe, pois isto siginificava arriscar emprego e talvez contestar contra o empregador, quiseram sempre estar de bem com a patronagem.

Querem bater contra ninguém, falar que estão se sacrificando, e reconheço que estiveram, talvez como auto-punição pela omissão, ou afinidade com a ex-SNA

Enfim, foi uma palestra pró negativo, voltada para o desístimulo e desânimo. Uma palestra do tipo cala a boca, em breve vocês vão estar mortos. Em paz!

=================================================

À noite nos reunimos, ansiosos, na AMVVAR, na certeza que iríamos assistir e ouvir, algo pró positivo, algo lógico, equilibrado, ético, e foi o que aconteceu. Maravilha!

O TÍTULO OS DEBATEDORES E A MEDIADORA

“O ‘NEGÓCIO’ Varig e o drama do AERUS: uma dívida social do Estado Brasileiro”, organizado pela Deputada Aspasia Camargo com a participação do Cmte. Élnio Borges representando as associações de tripulantes da Varig, o Prof. Paulo Rabelo de Castro e o advogado Dr. Otávio Neves.

Prof. Paulo Rabelo fez um breve histórico da morte induzida da Varig e a política equivocada dos governos para a aviação. Falou também que os trabalhadores tinham a solução para salvar a Varig, mas, o governo havia decidido matá-la.

Cmte Énio, discorreu como sendo a maior fraude trabalhista da história do Brasil, algo inacreditável, mas que sabemos que existe, porque estamos sentindo.
Lembrou dos amigos dos trabalhadores da Varig, Paulo Rabelo e Otávio Neves que se dedicam à causa há 6 anos. Que os trabalhadores da Varig estão sendo enganados pelo judiciário desde 2009, quando se renova dizendo que vai haver acordo, mas nada acontece.

Dr. Otávio Neves demonstrou de como consistiu o imbróglio a que chegamos no Aerus.
Lembrou que a Varig tinha um crédito judicial do congelamento tarifário, maior que a sua dívida, portanto, plenamente recuperável.

Esse resumo de cada palestrante são pinceladas que não contemplam sequer 10% do que foi dito. Servem apenas para mostrar a linha filosófica de cada orador acerca da falência da Varig, de seus trabalhadores e do Aerus.

O mais importante a salientar é o espírito dos três, ou quatro, pois a deputada Aspásia se nivelou a essas espiritualidades elevadas, semeando esperanças, num caminho de espinhos a ser preparado, e que já na próxima quarta-feira poderemos ouvir os primeiros alinhamentos dessa estratégia, que foi muito bem sintetizada pela Amvvar através de seu vice-presidente Henry Boubli, que segue em quatro tópicos importantes, salientando ele que já há uma união de trabalho entre as associações, APRUS (Thomaz Raposo) e demais associações, APVAR (Élnio Borges) e ACVAR (Reynaldo) e AMVVAR.

São os seguintes os tópicos elencados:
1) Alteração no polo positivo do processo da defasagem tarifária (Alteração processual a ser analisada com Dr. Otávio, o liquidante do AERUS e seu advogado);
2) Elaboração de proposta de acordo simples e detalhada a ser entregue a um órgão competente e que contemple a todos;
3) Estudo para preparação de um memorial a ser entregue aos candidatos à Presidência nas próximas eleições;
4) Ampliação do movimento de UNIÃO entre TODOS.

Na próxima terça-feira já está agendado um encontro jurídico na sede do AERUS (Rua do Ouvidor), no Rio de Janeiro, para tratar do ítem 01 acima. (Participação das associações, liquidante do AERUS e seu advogado, Dr. Tavares Paes, e Dr. Otávio, representando as associações)

Para terminar, não poderia deixar de enaltecer esse grupo que nos representou.

Foi uma reunião/debate pró-positivo, que redundou em uma pauta de trabalho a ser construído estrategicamente.
Ao contrário da reunião da FENTAC, que tratou de inibir, de consolar e alertar para os perigos de movimentos reivindicatórios.
A reunião da FENTAC/SNA, foi uma reunião comandada por pelegos a serviço do governo, expontaneamente, ou não.
Título e Texto: Nelson Cirtoli e Oscar Burgel, 25-07-2014

Relacionados:

3 comentários:

  1. Respostas
    1. E MUITA CARA PAU AS ENTIDADES NÃO SE PRONUNCIAREM,SOBRE A REAL SITUAÇÃO ECONOMICA MUNDIAL,E A NOSSA.
      AGORA QUEREM ESCONDER DE QUALQUER JEITO

      Excluir
  2. assim vai ter que dar Plasil,para todos os Participantes,pois desde que a Diretoria da Varig,se Reunia,junto com Cmt Rolim,e para dar leasing de Aviões,para a Tam crescer,e teve,muitos Ajudantes para isso,Ate o Lula ajudou,e o Jose Dirceu,Junto com O Cel Ozires Silva,que reuniu os funcionários,e disse que a Varig,estava falida,Agora estão leiloando o Predio da Vasp,para pagar os funcionários,Agora os Diretores,sabiam de Tudo,Mas devem ter ganho Muito dinheiro,para os funcionários,não saberem,que de o Tal acordo,que era Juntar as duas Cias,Tam e Varig,Por Causa,da situação Economica Internacional,pois na Época,a Maioria,das Cias Aereas Internacionais,se Juntaram,so Aqui no Brasil,que a Corrupção,esta em 1 Lugar,Se e um Pais Serio,Pagava os Aposentados,e dava Prisão Perpetua,pro Jose Dirceu,Lula,e Dilma

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-