Incroyable! Fantastique!
Extraordinaire!
Georges Méliès
O Homem que Tirou o Cinema da Cartola
Uma Justa Homenagem de Monsieur Ernesto Ribeiro
Se não fosse por ele, a invenção do cinema teria sido esquecida na lata de lixo como "uma máquina sem futuro" nas palavras de seus próprios inventores. Pois os irmãos Auguste e Louis Lumière venderam seu cinematógrafo a Georges Méliès por uma ninharia. Isso mesmo: foi apenas um ano depois da projeção do primeiro filme.
A Chegada de um Trem na Estação, que assustou tanto a platéia que
os expectadores saíram correndo da sala de cinema, pensando que a locomotiva na
tela avançando em sua direção ia mesmo atropelá-los. Passado o susto, a
novidade logo cansou o público e virou notícia velha. Afinal, quem ia pagar
para assistir imagens em movimento, em filme mudo e preto e branco, mostrando
as mesmas coisas que se vê de graça no mundo real? Ninguém, é claro.
Eis o cineasta supremo que
inventou a Arte do Cinema, a direção de atores e os efeitos especiais!
Num mundo justo, Georges
Méliès seria um bilionário, consagrado desde 1896 como o mágico gênio
absoluto criador da Sétima Arte que atrai as multidões às salas de projeção. E
estamos todos em débito eterno com ele.
Além de ator incrivelmente
expressivo e divertido, foi Méliès quem pegou a técnica de captação de
imagens em movimento inventada em 1895 pelos irmãos Lumière e nela viu
infinitas possibilidades. Ele expandiu nossas consciências. Às vezes, por mero
acaso: numa tarde qualquer, Méliès estava filmando alguém que passava na rua,
quando a câmera parou por um instante. Depois de religar e mais tarde assistir
o filme com os dois trechos emendados, percebeu que uma pessoa ali parada
subitamente "desaparece" e reaparece em outro ponto da tela, como por
mágica. Pronto: por puro acidente, estava inventado o primeiro efeito
especial.
Com pouquíssimos recursos,
o genial francês realizou maravilhas assombrosas, de cair o queixo e arrepiar
as platéias até hoje!
Sim, senhoras e senhores, ele
é o responsável pela indústria de entretenimento mais lucrativa do mundo.
Somando todas as artes: pintura, escultura, literatura, música, teatro,
artesanato, mais as técnicas de prestidigitação que ele mesmo inventou.
Foi Georges Méliès o
mágico que atraiu o povão às salas de cinema, que se multiplicam até hoje
em todo o mundo como num circo feito de luz.
Georges, MUITO OBRIGADO por
suas criações!
Somos eternamente gratos
por todo o Universo de maravilhas que você criou e nos deu.
Da Viagem à Lua até o Homem
de Várias Cabeças, das brincadeiras com o demônio às alucinações mais
fantásticas, nos seus filmes de puro artesanato, com a beleza e
leveza de uma bailarina, em cenários deslumbrantes, com personagens de aparência
absurda e as imagens às vezes coloridas nos filmes pintadas à mão, você
nos fez mergulhar em um mundo de sonhos encantadores e fascinantes...
Eis suas obras-primas: aí
estão os 35 melhores curtinhas-metragens, (muitos deles de apenas cerca de 1
minuto, a maioria com menos de 5) em ordem crescente de duração:
O Melhor de Georges
Méliès:
Un Homme de Têtes - 1898
Apres le Bal - 1897
The Vanishing Lady - 1896
The Pillar Of Fire - 1899
The Nightmare - 1896
One Man Band (Homme Orchestre) - 1900
The Spider and the Butterfly (Le Papillon
Fantastique) - 1909
Le Mélomane - 1903
Le Déshabillage Impossible - 1901
The Devil and the Statue - 1902
The Monster - 1903
Prolific Magic Egg - 1903
Le Diable Noir - 1905
L'Antre des Esprits - 1901
The Untamable Whiskers - 1904
The Mermaid - 1904
Le Manoir du Diable House - 1896
The Astronomers Dream - 1898
The India Rubber Head - 1901
Gulliver - 1902
The Infernal Cauldron - 1903
Les Illusions Fantaisistes - 1909
La Lanterne Magique - 1903
Cinderella (Cendrillon) - 1899
The Damnation of Faust - 1903
Jeanne d'Arc - 1900
The Merry Frolics of Satan - 1906
The Doctor's Secret - 1900
Satan in Prison - 1907
Excelsior! Prince of Magicians - 1901
Barbe Bleu - 1901
Le Voyage Dans la Lune - 1902
Le Voyage à Travers l'Impossible - 1904
Cinderella or The Glass Slipper - 1912
Les Quatre Cents Farces du Diable - 1906
Título, Imagens e Texto (formatação original): Ernesto
Ribeiro, 24-08-2014
Em resumo: enquanto os irmãos Lumière inventara, a Ciência do Cinema, foi Méliès quem Inventou a Arte do Cinema.
ResponderExcluirAlém de realizar a alquimia entre todas as outras 6 Artes para criar a Sétima Arte