terça-feira, 30 de setembro de 2014

Segunda Guerra Mundial — um prognóstico

ABIM

A propósito dos 75 anos da eclosão da Segunda Guerra Mundial convém destacar um impressionante prognóstico.

Em Fátima, no dia 13 de julho de 1917, na terceira aparição da Santíssima Virgem aos três pastorinhos, Ela previu o fim da Primeira Grande Guerra: “A guerra vai acabar. Mas se [os homens] não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior”.

De fato, a profecia cumpriu-se. Terminou a Primeira Grande Guerra e 21 anos depois eclodiu a Segunda Guerra Mundial. Oficialmente ela começou em setembro de 1939, já no reinado de Pio XII, mas de fato ela se iniciara antes, no reinado de Pio XI, com a anexação da Áustria e a invasão da Tchecoslováquia pelos nazistas e com o Tratado de Munique.

Dez anos antes da deflagração desse conflito mundial, Plinio Corrêa de Oliveira o prognosticou em memorável carta que escrevera a um amigo em 1929. Eis um excerto da mesma:

“Meu caro
Cada vez mais se acentua em mim a impressão de que estamos no vestíbulo de uma época cheia de sofrimentos e lutas. Por toda a parte, o sofrimento da Igreja se torna mais intenso, e a luta se aproxima mais. Tenho a impressão de que as nuvens do horizonte político estão baixando. Não tarda a tempestade, que deverá ter uma guerra mundial como simples prefácio. Mas esta guerra espalhará pelo mundo inteiro uma tal confusão, que as revoluções surgirão em todos os cantos, e a putrefação do triste século XX atingirá seu auge. Aí, então, surgirão as forças do mal que, como os vermes, somente aparecem nos momentos em que a putrefação culmina. Todo o ‘bas-fond’ [a parte mais baixa] da sociedade subirá à tona, e a Igreja será perseguida por toda a parte. Mas… ‘et ego dico tibi quia tu es Petrus, et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam, et portae inferi non praevalebunt adversus Eam’.(1) Como consequência, ou teremos ‘un nouveau Moyen Age’[uma nova Idade Média] ou teremos o fim do mundo. Eis a nossa principal tarefa: prepararmo-nos para a luta, e preparar a Igreja, como o marinheiro que prepara o navio antes da tempestade”.(2)

(1)“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18).
(2) Roberto de Mattei, “O Cruzado do Século XX – Plínio Corrêa de Oliveira”, Livraria Civilização Editora, Porto, 1997, p. 110.

Título, Imagem e Texto: Agência Boa Imprensa, 30-9-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-