sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A calúnia como arma de destruição


Carlos José Marques

Foram dias de massacre de reputações sem precedentes.

Para se manter no poder, os articuladores da candidata Dilma Rousseff adotaram o que chamaram de estratégia de desconstrução do adversário cuja essência era um bombardeio de mentiras e calúnias, transformando essa na mais torpe eleição dos últimos tempos.

Nas peças de campanha e nas palavras dos principais arautos petistas, liderados pelo ex-presidente Lula, o oponente de Dilma, Aécio Neves, foi classificado de nazista, que agride mulheres, não gosta de trabalhar, tem problemas com bebida e, para completar, iria desempregar os brasileiros e acabar com o programa “Bolsa Família”.

SEM LIMITES – Com propósitos eleitorais, a dupla Dilma e Lula tem espalhado acusações sem qualquer fundamento contra o adversário, Aécio Neves, em comícios pelo País

Qualquer um que avaliasse mais detidamente a tática oficial, que despejou milhões em campanha, poderia perceber a inconsistência de tamanha artilharia de insultos e ilações – e o intuito por trás dela. Nada ficaria de pé nesse carnaval de difamações. Mas o seu martelar incessante nas propagandas de TV, nas mídias digitais e nos palanques Brasil afora foi inebriando massas, tentando convencê-las de uma falsa luta do bem contra o mal, de “nós contra eles”.

Faltou lucidez e a esperança de parte da população foi embalada por quem controla a máquina numa caixa de promessas vazias.

Nas ruas a militância partidária, incessante no seu afã de caluniar, distribuía panfletos apócrifos com teores terroristas, falando da ameaça que viria de uma vitória da oposição.


Era o apogeu de um plano covarde que se repetia depois da destruição implacável imposta à ambientalista Marina Silva, chamada até de homofóbica e acusada de assassinato de um manifestante gay por parte de seus seguranças, segundo ela mesma informou em entrevista ao jornal britânico Financial Times.

Indignada com o jogo sujo, Marina fez uma declaração de apoio aberto a Aécio e às mudanças propostas por ele que estão no bojo de um amplo anseio da Nação.

Depois das urnas, qualquer que seja o seu resultado, torna-se imperativa uma revisão das regras eleitorais que abriram margem a tantas manobras rasteiras. Os golpes baixos no plano pessoal e na biografia de conquistas administrativas do mineiro, cuja gestão no governo de seu estado mereceu aprovação recorde, somaram-se a um estratagema maroto de esconder a realidade de crise evidente.

Nos últimos quatro anos, os números atestam, o País vive uma paralisia econômica que se agrava, com descontrole dos gastos públicos e desmoralização de instituições como a Petrobras, cujos cofres foram assaltados por partidários do Governo, que desviaram bilhões.

Seguir nesse caminho insistir insano é em um erro, de consequências imprevisíveis, que pode levar muito tempo para se consertar e cujo único antídoto, ou resposta eficaz, está na urna eleitoral.
Título e Texto: Carlos José Marques, diretor editorial da revista “IstoÉ”, 24-10-2014

Leia também:

Relacionado:
O Brasil em outubro de 2014


11 comentários:

  1. Deveriam ter vergonha, é muita cara de pau esse povo do PT

    ResponderExcluir
  2. 359 votos,

    Aécio Neves: 340
    Dilma Rousseff: 19

    ResponderExcluir
  3. Dizem que o brasil é um país democrático , e que o voto é um direito do cidadão . Onde está o erro ?
    Nossa pátria é uma democracia "meia-boca" , posto que o voto é obrigatório dos 18 aos 70 anos para qualquer cidadão , facultativo aos analfabetos e jovens entre os 16 e 18 anos incompletos. No brasil o voto não é um direito mas , sim, uma obrigação por força de lei. O que se vê na mídia & grande imprensa todos os dias que antecedem as eleições , são candidatos se agredindo mutuamente ; cada qual tenta expor os "podres" do outro ( ou do partido a que pertence) . As propostas de governo são evasivas, difusas , de pouca clareza. Não há praticidade. Aí entra a cultura local. A ignorância generalizada faz com que pessoas acreditem em tudo aquilo que é publicado ou dito de viva voz . Ninguém aprofunda uma investigação , para ter certeza se o que é dito ou escrito tem fundamento. Noutros governos passados , havia desmandos e corrupção do mesmo jeito , sem que isso viesse a público com mais intensidade . Hoje , com os mecanismos tecnológicos na era digital , tudo se sabe a tempo e a hora . No governo atual , os escândalos são amplamente divulgados , mas as punições legais são abrandadas de acordo com o "pedigree" do acusado . A corrupção foi "institucionalizada" , virou parte do cotidiano de todos ( sim, de todos) .Fica a sensação de que somente o ladrão de galinhas vai para a cadeia.

    Anos atrás , a Diretoria de ensino da ,então ativa, Varig proporcionou um curso de "Reengenharia humana" para as médias e superiores chefias, com duração de uma semana.
    O que lá foi aprendido ajudou muito na administração e organização de qualquer empresa ( até dentro da família). Eis a curta história , que se enquadra na cultura brasileira:
    Um viajante parou no meio da estrada empoeirada , próximo a um vilarejo no interior . O combustível havia acabado. Avistou um "matuto" e perguntou onde havia um posto para abastecer. O homem indicou-lhe o local , atrás de uma pequena colina.
    Andou a pé e dirigiu-se a um posto de gasolina que parecia abandonado, pois raramente alguém passava por ali. Notou estranhamente um cachorro sentado junto à bomba de combustível, que gania, uivava em alto som , sem parar .
    Perguntou ao vigia do posto:
    - Amigo, o que há com aquele cão ? Não para de uivar alto!
    Respondeu o vigia:
    - Ah, moço, é que ele está sentado em cima de um prego pontudo.
    Indignado, o viajante disse logo:
    - Mas , então, por que ele não levanta dali ?
    A resposta foi:
    - Não sei, moço, talvez não esteja doendo tanto assim !

    Parece que agimos como aquele cachorro . Gente sofre . sente dor , indignação ou revolta, mas todos se acomodam com um "afago" qualquer que ameniza o local dolorido . E assim vai-se vivendo do jeito que dá ...

    Sidnei Oliveira
    Assistido Aerus -RJ

    ResponderExcluir
  4. Permita-me, Sidnei.
    Não pude resistir:

    "Parece que agimos como aquele cachorro. Gente sofre, sente dor, indignação ou revolta, mas todos se acomodam com um "afago" qualquer que ameniza o local dolorido. E assim vai-se vivendo do jeito que dá..."

    Na minha singela percepção, o parágrafo acima encaixa-se à perfeição no grupo de que faço parte: aposentados Aerus.
    Abraços./-

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Jim .
    Quem diria , acertamos em cheio. Parece que nos enquadramos dentro do contexto. Não é que , naquela época, a Consultoria Madelli ( detentora do curso) tinha razão?
    Nossa sorte é que o Grande Mestre jamais abandonou alguém.
    Abraços .

    Sidnei

    ResponderExcluir
  6. Eleições 2014 - Considerações (pessoais) sobre o perfil dos candidatos à presidência da república:

    O dia de hoje antecede as eleições e todos estão alvoroçados com o futuro do brasil , a partir de janeiro de 2015. O "Jornal Hoje" noticiou ato na noite de ontem contra o patrimônio da Editora Abril , responsável pela revista "Veja" . Tentaram invadir o prédio assim como houve tentativa de " subtrair" edições da revista, a qual publicou a responsabilidade de Dilma e Lula no "caso Petrobras" que , segundo o doleiro Yousseff, sabiam de tudo a respeito do episódio.
    A questão quanto ao vencedor nas urnas parece ter receios ( ou seria pavor?) , dependo do lado em que se está:
    A característica de governo do PT é mais pelo lado social, fazendo com as pessoas das classes mais baixas tenham mais poder de compra . É uma forma de governar assistencialista , com diversos tipos de "ajuda" aos excluídos, entre outras coisas .
    Muitos certames tem sido editados, possibilitando a estabilidade dos concursados.
    Essas ações ,entre outras, criam um "inchaço" na máquina pública e contribuem para acelerar a inflação , que ultimamente ultrapassou o teto estipulado pelo BC . Há crescimento com o poder de compra aumentado ( circula mais dinheiro) , mas a inflação volta a assustar e a economia vai mal.

    Por outro lado, a posição do PSDB (Aécio) atende mais aos empresários no sentido da melhora da economia . Os juros sofrem controle do Estado, as compras se reduzem , os subsídios também; a inflação volta a patamares aceitáveis ( em tese) e o olhar do governo é mais voltado no sentido "macro" , na intenção de produzir maior credibilidade junto aos investidores e perante outras nações desenvolvidas. Há o risco ( talvez a certeza) de reduzir pessoal no funcionalismo público ( terceirizados não-concursados) e diminuição de novos editais . O país volta a crescer do ponto-de-vista econômico, mas os mais humildes perderão o poder de compra que conquistaram . Os funcionários públicos estão temerosos ; os "excluídos" mais ainda, pois acreditam que se Aécio ganhar eles irão perder.
    Ora, desde que o mundo começou, sempre existiu o rico , o pobre e o remediado . Claro, ao longo dos tempos , a coisa foi diversificando com subclasses e características locais . Há 50, 60 anos atrás o sujeito não podia comprar uma bicicleta e aceitava a condição. Porém , trabalhava mais para juntar e comprar uma. Hoje em dia, muitas pessoas possuem um "smartphone" com internet e TV no valor de uns R$1500,00 , mas
    vestem-se maltrapilhos ou moram sobre palafitas ; a comida é ( quando possível) um hamburger e uma Coca-Cola.
    Administrar um país não deve ser nada fácil . Ainda mais do nosso tamanho . Mas se a cultura não ajudar ...
    O bom gestor será aquele que governa para todos , e com justiça , sem endemonizar ricos , classe média e/ou a "burguesia". Todos são gente , cidadãos e eleitores.

    Abração.

    Sidnei

    ResponderExcluir
  7. Essas piadas mineiras tem sempre conteúdo sobre escolhas e amor.
    O cachorro nesse aforismo, sofre como um sujeito que foi deixado pela mulher que ama, prefere sentir a dor, do que seguir em frente.
    Temos a piada do cara na rinha que pergunta qual é o galo bom?
    No entanto é o malvado que ganha.
    Nós do Aerus não somos iguais a um cachorro sentado num prego, uivando.
    É infeliz essa comparação.
    Vocês tão religiosos, que clama ajudas messiânicas, e o ateu, aqui sozinho comparo nossa situação com as passagens da paixão de Cristo, a um passo da ressurreição.

    Jesus está sempre lutando; de vez em quando se levanta para respirar. É a asfixia periódica que o está estrangulando.
    Uma ruptura que dura 3 horas.
    Todas as suas dores: a sede, as câimbras, a asfixia, as vibrações dos nervos medianos, lhe arrancam um lamento:
    “Meu Deus, meu Deus: por quê me abandonaste:”
    A Mãe de Jesus estava aos pés da cruz. Podem imaginar o sofrimento daquela mulher ?
    Jesus grita:
    “Tudo está consumado”.
    Depois, em alta voz:
    ‘Pai, em Tuas mãos entrego o meu espírito’.
    E morre.”
    RETIRADO DO LIVRO: Também no Getsêmani, Ele Procura o Amor!

    SEGUNDO A HISTÓRIA RESSUSCITOU, ESSE É PONTO FINAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior virtude da democracia é permitir que cada um expresse suas ideias, sentimentos, crenças ou a ausência delas. A piada do "galo bom" também foi contada em sala de aula . Mas tudo isso tem sentido filosófico e provoca nas pessoas ( naquela caso , os alunos) o sentido de pensar mais a fundo sobre sí mesmo e nas relações interpessoais. Tanto no caso Aerus , como de um modo geral no país , o que se percebe no dia-a-dia é que a população brada, reclama, critica , se indigna , revolta-se com a própria sombra , mas discutem uns com os outros e "botam a boca no trombone" com a atendente da lanchonete que serve o cafezinho. Raro são aqueles que se dirigem ao verdadeiro responsável pelo problema a fim de questiona-lo ou cobrar uma posição. A comparação no texto exposto acima é procedente , porque é o que se tem lido e visto desde que o Aerus sofreu intervenção .Num universo de cerca de 10000 assistidos , menos de 5 % tem se dedicado à nobre causa de forma incisiva. Os demais apenas assistem ; boa parte nem sabe o que está ocorrendo ( acredite) .
      A julgar pelo seu perfil , caro Rocha, que tão bem delineou passagens bíblicas, demonstrando bom conhecimento do catolicismo , e observando-se o ícone no seu contato de e-mail " A última ceia de Cristo" - percebe-se que de ateu nada tem. É a grande prova de que o Altíssimo , o Grande Arquiteto do universo, Zambi , jamais vira as costas para quem quer que seja, mesmo aqueles que dizem não acreditar.

      A igreja Messiânica é uma seita com doutrina específica de Meishu Sama ( O senhor da luz) . A religião é o budismo. Allah é Grande.

      Grande abraço com muita fé e um feliz fim de semana . Votemos na pessoa certa.

      Sidnei

      Excluir
    2. O avatar ou o ícone ao qual você se refere é uma charge do Marco Aurélio, cartunista, intitulada "a última reunião do G13".
      Também é chamado, Jesus, de MESSIAS. O correto seria "clamam ajudas messiânicas, não uso corretor e às vezes erro, como outro qualquer. Continuando, a palavra messiânica é um adjetivo relativo ao messias, nada a ver com a tal igreja que ainda procura o tal messias. E acho a umbanda e derivados , sem ofensas, é claro, arcadismo cultural, de Arcádia, dos árcades.
      O que me cansa nessas toadas bucólicas , que entoam o paraíso, vida eterna do espírito, e que o altíssimo protege a todos, inclusive a mim, que não creio, e não tenho dúvidas sobre isso. Esse grande arquiteto realmente não vira as costas para ninguém, nem para bandidos, nem para corruptos, ele protege a todos. Na vida real o poder de decisão para beneficiar os bons e os menos favorecidos, está nas mãos dos homens. O AERUS felizmente esteve nas mãos de uma relatora lúcida, mas teve homens lúcidos que votaram contra, todos protegidos do arquiteto. Senhor Sidnei, punição maior que a morte, não existe, apesar de eu, considerá-la uma dádiva da natureza. O que vai acontecer com o que restar de mim, após a morte não me interessa.
      Se pelo lado religioso é outra vida, outra significa diferente, outro caminho.
      Se pelo lado científico, o retorno ao pó permitira que outras espécies inclusive humanas sejam beneficiadas.
      Quanto ao conhecimento bíblico, ou catolicismo, somos criados nessas filosofias arcaicas, não criei meu filho assim, e não tenho arrependimentos sobre isso.
      O livro "Também no Getsêmani, Ele Procura o Amor!" foi uma leitura causal dos tantos que leio.
      Devemos ler os contraditórios para poder ter conhecimentos, dos eventos, efeitos e causas.
      Sugiro a leitura de "Jesus Cristo nunca existiu" de La Sagesse.
      Todos os livros estão gratuitos na rede.
      Quanto a participação, já delineei isso aqui, tem gente passando fome, tem entrevados em camas, tem gente como eu cujo orçamento não permite, que eu ande passeando de ônibus, preciso para medicamentos. Tem gente em asilos, tem gente trabalhando fora do Brasil.
      Quanto ao passe gratuito para idosos, me nego a pedir, não quero favorezinhos de merda, aceitaria sim prioridades de atendimentos na saúde e na justiça, outro favor que está na lei, mas é só papel.
      Finalizando "verdadeiro responsável" ou "verdadeiros responsáveis" SOMOS NÓS e os lambe-botas, os puxa-sacos, os grupelhos, as associações, os sindicatos, as autarquias, as benesses, as concessões.
      Se formo calcular vamos achar muitos de nós, gritando Barrabás,
      bom dia

      Excluir
  8. Neste link, seguro, você pode baixar o exemplar da Veja, em arquivo .pdf
    https://toe7dz.s.cld.pt

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-