quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Juro da dívida a 10 anos atinge mínimo histórico abaixo dos 3%

Nuno Carregueiro
Os juros das obrigações soberanas estão em queda em toda a Europa, depois da FED ter indicado que vai manter o preço do dinheiro no valor mais baixo de sempre. A "yield" das OT 10 anos atingiu 2,934%.

Os juros da dívida portuguesa estão esta quinta-feira em queda em todos os prazos, destacando-se o facto de na maturidade a 10 anos a "yield" ter regressado abaixo dos 3% e fixado um novo mínimo histórico.

Noutros países europeus a tendência é idêntica, com o mercado a receber de forma positiva as indicações da Reserva Federal de que a taxa de juro de referência nos Estados Unidos vai permanecer perto de zero por mais tempo.

A "yield" das obrigações do Tesouro cede 9 pontos base 2,934% no prazo a 10 anos, ficando abaixo da barreira dos 3% e em novo mínimo histórico. O anterior mínimo tinha sido fixado a 26 de Agosto, quando a rendibilidade associada a estes títulos atingiu 2,947%.

Nas restantes maturidades a tendência é também de queda, com as yields a transaccionarem muito perto de mínimos históricos. De acordo com as taxas genéricas da Bloomberg, o juro das obrigações do Tesouro a 5 anos caem 7 pontos base para 1,58% e o juro dos títulos com maturidade a dois anos cede 6 pontos base para 0,498%.

Esta tendência de alívio nos juros surge depois de ontem o IGCP ter colocado mil milhões de euros em obrigações do Tesouro a cinco anos, numa operação cuja procura superou 1,8 vezes a oferta, com a "yield" a situar-se em 1,81%.
(
Título e Texto: Nuno Carregueiro, Jornal de Negócios, 9-10-2014

Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-