domingo, 5 de outubro de 2014

“O dono do poder é você...”

Valdemar Habitzreuter

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, disse em seu pronunciamento às vésperas das eleições: “Neste domingo, quem é o dono do poder é você eleitor... O voto é um momento de igualdade de todos os brasileiros...” Será?

É fato que a campanha dos candidatos foi recheada de episódios em que todos se esforçaram para conquistar os votos dos milhares de votantes. Diria, metaforicamente, que se ajoelhavam perante o mais simples cidadão suplicando o seu voto. Neste sentido o ministro Toffoli tem razão: “o dono do poder é você...”

Quanta humildade desses candidatos! Sujeitaram-se a situações inéditas que não lhes aprazia, unicamente para conquistar a simpatia do eleitor. Sujeitaram-se a comer coxinhas de galinha nos bares das esquinas onde passavam, mas pensando no caviar que virá depois de eleitos. Fora de cena do público, sem dúvida, estavam enfiando o dedo na garganta para vomitar a coxinha de galinha. E o que farão do voto do eleitor depois de eleitos? O vomitarão na lata do lixo?

Neste domingo, realmente temos o poder nas mãos. Mas, só neste domingo. Porque o que virá depois já o podemos adivinhar: o nosso poder que vamos transferir aos nossos representantes dificilmente será exercido respeitando o espírito democrático que nos animou a votar. 

Os tão sonhados ideais da Revolução Francesa: Liberté, Egalité, Fraternité  ainda estão longe do horizonte brasileiro. Mas, já será um bom começo se conseguirmos através do poder de nosso voto desalojar o petismo do poder, esta praga que corrói nossos ideais democráticos e republicanos.

Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 5-10-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-