terça-feira, 18 de novembro de 2014

Há tolice para todos os gostos

João Afonso Machado

Era uma presença diária na Faculdade, vão lá tantos anos. Chamava-se Luís e, invariavelmente, vestia um fato impecável, calça, casaco e colete, gravata lustrosa, a pasta "à diplomata" na mão e lugar cativo numa mesa do bar. Não havia assunto em que não manifestasse doutíssima opinião e era a imagem bem acabada de um assistente. Previa invariavelmente o fim do mundo, tal a nojeira dos costumes, e os mais incautos tratavam-no por "Senhor Doutor".

E, no entanto, sequer era aluno. Ou estudante em outro lugar qualquer. Nada. A sua vida era aquilo: o fato, a presença constante no bar da Faculdade e uma pasta cheia de papéis amarrotados sem, ao menos, o ar severo de documentos, dossiers.

Mais assegurava ser de uma família da maior nobreza, primo chegado do Rei de Espanha, um dos possiveis herdeiros do Trono espanhol.

De tudo ficou-lhe uma alcunha: o Rei de Espanha. Assim a modos do Imperador Smith do Lucky Luke.

Não foi além do bar da Faculdade. Nada mais soube dele, três décadas é muito tempo, talvez não tenha sido internado no lugar próprio para cuidar de tais megalomanias. E a inexistência de redes sociais, então, tolheu-lhe a projecção de que tanto gostaria.

O Luís, se ainda vive o mesmo culto de si mesmo, há-de decerto andar hoje pelo Facebook. Isto a avaliar pela muita loucura que lá grassa. Pelos muitos reizinhos que povoam aquelas páginas e grupos, completamente à solta a tolice e a imaginação. E, o que é bastante mais grave, a maldicência e a total ausência de educação.

Entenda-se: não é o Facebook que está em causa; o mal reside em os imensos excêntricos que pululam de volta dos computadores desconhecerem como se comportam os seus congéneres britânicos no Speakers Corner.

O mais é apenas uma questão de tolerância e caridade. Coitados! 
Título, Imagem e Texto: João Afonso Machado, Corta-fitas, 18-11-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-