quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O meu sonho não acabou



Antônio Carlos Corrêa
Eu tenho uma gama imensa de amigos. Tenho amigos de profissões nobres que requerem muito estudo e muito trabalho. Como tenho amigos que trabalham em profissões que podem ser até analfabetos, como é a profissão de político e até presidente da república.

Tenho amigos de várias religiões, amigos que torcem por vários clubes de futebol, e alguns petistas também. Porém, durante toda a campanha presidencial, todos nós que queríamos mudanças, nos correspondíamos de várias formas. Por e-mail, facebook, telefone e etc. E o mais interessante é que todos nós que nos correspondíamos, só nos faltava uma coisa, que é exatamente o que falta também para todo povo brasileiro (segurança pública), pois o restante temos como resolver.

No entanto, fiquei estarrecido com alguns amigos, todos com mais de cinquenta anos, que disseram estar satisfeitos e iriam votar na Dilma. Um deles passa o dia na porta de uma loja de materiais de construção varrendo a calçada ou colocando material nos carros dos clientes. Um outrosai todos os dias de casa à tarde, puxando um carrinho com refresco e empadinhas para vender nas ruas, e não aceitam diálogo.

Tenho um amigo que mora em Copacabana, bem perto da praia. O porteiro do prédio que ele mora, é um petista doente que trás um pão com ovo para o almoço ou pega uma quentinha no pé sujo para não ficar com fome até ir para o seu barraco. Após a vitória da Dilma, o porteiro resolveu dar uma gozada neste meu amigo e falou: E agora, vai continuar falando em Aécio? Meu amigo respondeu: Você sabe por que votei no Aécio, foi para tentar mudar para melhor a vida de infelizes iguais a você. Mas já que você está feliz com a vidinha que você leva, vai buscar sua quentinha de dois e cinquenta no pé sujo, que eu estou indo com minha mulher para o restaurante comer um bacalhau à Gomes de Sá.

Eu não gostei da resposta, e falei para meu amigo que assim seria difícil mostrar para o porteiro porque nós queríamos a vitória do Aécio. Nós precisamos mostrar para estas pessoas que nós estamos mais preocupados com aqueles que quase nada têm do que com nós mesmos.

Comigo aconteceu algo idêntico. Porém, a minha resposta foi muito diferente da sua. Primeiro, eu peço para essa pessoa dizer os motivos que a levaram a votar na Dilma. Em seguida, eu falo os motivos que me levaram a votar em Aécio e digo: Votei no Aécio, porque sou um idoso sonhador. E, afinal, o que eu tanto sonho? Eu sonho em ter de volta o Brasil que me roubaram, eu sonho em ter de volta políticos não corruptos, eu sonho em ter de volta hospitais públicos atendendo bem a todos indiscriminadamente, eu sonho ver militares andando fardados sem risco de serem assassinados, eu sonho em ver as escolas públicas voltarem a ensinar de verdade, eu sonho em não ver tantos assassinatos enlutando nossas famílias, eu sonho em ver algumas de nossas crianças voltarem a ser crianças e não traficantes e assassinos, eu sonho em ver a criatura humana voltar a respeitar o seu semelhante que já não respeitam mais, eu sonho em ver os muros dos quartéis sem arames farpados, eu sonho em não ver bancos serem explodidos a qualquer hora do dia ou da noite, eu sonho em não ver nossos ônibus serem incendiados, eu sonho em ver todos brasileiro chegar em casa a qualquer hora sem ser assaltado, eu sonho em não ver mais os carros de nossa polícia ser pisoteado e queimado, eu sonho em ter de volta juízes e desembargadores que eram empossados para julgar delinquentes, e não se tornar um deles, etc, etc e etc.

Somente assim, quem sabe?, conseguiremos catequizar esses infelizes e tentarmos dizer para eles que a moeda tem dois lados, e eles só conhecem o lado ruim, vamos tentar ver o que nos oferece o outro lado. Tenho a certeza de que, no mínimo, será menos ruim. Temos quatro anos para fazer este trabalho, não podemos desistir. E como sonhar não custa nada, EU CONTINUO SONHANDO. 
Título e Texto: Antônio Carlos Corrêa, 12-11-2014

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-