terça-feira, 18 de novembro de 2014

Só Deus para salvar o indefeso aposentado

Almir Papalardo           
Não conseguimos entender ainda porque é adotado contra o aposentado brasileiro uma política de má vontade, resistência em reconhecê-lo como cidadão, obstruindo e dificultando os seus direitos constitucionais. Até poderíamos entender que o trabalhador aposentado por já estar fora do mercado de trabalho, não participando mais da produtividade do país, não pode jamais competir com o trabalhador ativo, que está no ápice da sua capacidade produtiva contribuindo com  robustos descontos mensais para o INSS. Até aí, compreendemos.

Agora, não podemos compreender e aceitar é quando tiram (?!) do prejudicado aposentado o que ele por merecimento e honestidade conquistou na vida ativa, defasando ano após ano os seus proventos, fugindo  à capacidade de entendimento de qualquer brasileiro pensante. Não, não é correto, não é justo!

Alegar que a culpa exclusiva é do déficit da Previdência Social, é querer tapar o sol com a peneira, porque sabemos muito bem que ela não é deficitária coisa nenhuma. Existem planilhas previdenciárias que provam que ela é superavitária, pelo menos no setor da iniciativa privada. Usam-na como uma "válvula de escape" para desviar recursos milionários para outros fins não condizentes, quando deveriam ser destinados somente para os trabalhadores.

Isto chama-se  preconceito e  discriminação  contra o pobre aposentado, mas, muito cômodo e prático para quem dirige os destinos do Brasil, por atingir o segmento mais frágil da sociedade e fácil de se manipular. São velhos sem qualquer representatividade na frágil política brasileira e ninguém irá se rebelar a favor deles por este tratamento recebido. Parece que a desprezível e vergonhosa intenção dos poderosos é somente uma: nivelar todas as aposentadorias em apenas 01 salário mínimo...

Para corroborar com as denúncias formuladas acima, fazemos apenas duas perguntas que não querem calar e que nenhuma celebridade  tem mostrado interesse em responder, até porque, é impossível explicar  sandices como estas!!

Pergunta: Por que o trabalhador logo ao se aposentar é penalizado pelo Fator Previdenciário que pode tirar da sua aposentadoria até 40% do que deveria receber, de acordo com a média apurada das suas contribuições passadas?

Pergunta: Por que existem na atualização anual das aposentadorias dois percentuais diferentes de reajuste, quando todos os aposentados pertencem ao mesmo RGPS e, as suas contribuições  durante 35 anos, sempre  foram feitas sobre o valor do salário recebido e não sobre um valor único determinado.  Uns trabalhadores contribuíam com valores maiores, enquanto outros contribuíam com valores menores, não se entendendo, agora, parecendo um paradoxo cabeludo, porque os que descontavam com valores menores têm sempre os seus reajustes  concedidos com percentuais maiores?? 

Será uma autêntica "pegadinha"?, quadro humorístico muito em moda que retrata coisas estranhas, imprevistas e indesejáveis que acontecem no dia-a-dia  das pessoas? E isto que vem acontecendo com os aposentados não deixa de ser uma grande e absurda pegadinha usada e abusada na política previdenciária do governo... Tornou-se uma tarefa quase impossível tentar mudar o errôneo conceito enraizado na sociedade, que traz uma inevitável antipatia e um grande desprezo contra o aposentado, porque,  o “Pessoal da ativa banca a aposentadoria dos aposentados."

É verdade. Mas, aonde existe anormalidade nisso? O Regime Geral de Previdência Social foi criado por brasileiros brilhantes, inteligentes, patriotas verdadeiros, cabeças pensantes a favor da população e não em benefício próprio como  hoje é uma sistemática. Um sistema muito bem engendrado, justo, digno, para proteger todos os trabalhadores brasileiros ativos e inativos. Passaram os brasileiros com a criação do sistema a terem leis protetoras. O trabalhador passou a trabalhar incentivado, alegre, produtivo e seguro dos seus direitos quando lhes faltarem a força física e a necessidade premente de se afastarem do trabalho, cedendo a vaga para um novo trabalhador que seguirá o mesmo ciclo coeso, forte, que atende o trabalhador em todas as suas fases. É muito triste, injusto e desanimador relutarem para não aceitar esta condicional, porque:

“Para quem contribui não é nada bom ter um grande desconto  no contracheque para custear aposentados, ex-trabalhadores que não mais colaboram para  o crescimento do Brasil, recebendo apesar disso um salário sem trabalhar".

Ora, por que o aposentado não pode ter este benefício, o que não é um benefício e sim um direito certo e adquirido, já que também na sua vida ativa fazia  exatamente a mesma coisa? Custeava os aposentados da época. Que falta de critério, de egoismo  e de justiça! Enxerguem oh insensatos e insensíveis!!

Os cérebros destas pessoas estão envoltos por uma nuvem opaca, impedindo-os de enxergarem que o sistema previdenciário funciona como uma “engrenagem” perfeita, sólida, contínua, supridora das reais necessidades do trabalhador, onde os que estão na ativa custeiam os que hoje estão aposentados, que antes custeavam também os aposentados mais antigos. Fácil assim!
Vamos Acordar, meu Brasil... 
Título e Texto: Almir Papalardo, 18-11-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-