segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A Presidenta, o Veneziano e o Macarrão

José Manuel

Institui o dia 25 de outubro como Dia Nacional do Macarrão.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA 
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1o  Fica instituído o Dia Nacional do Macarrão, a ser celebrado em todo território nacional, anualmente, no dia 25 de outubro. 
Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 
Brasília, 8 de dezembro de 2014; 193o da Independência e 126o da República.  
DILMA ROUSSEFF

No século XIII, mais precisamente em 1271, o mercador veneziano Marco Polo, então com dezessete anos, deixava o porto de Veneza e partia para a Ásia acompanhado de seu pai e seu tio numa viagem que duraria vinte e quatro anos, só retornando à pátria em 1295, carregado de riquezas e tesouros, depois de 24.140 Km percorridos.
 
Chegada da família Polo a uma cidade da China
Na bagagem, o então anônimo veneziano trazia uma receita culinária da China, onde estivera, cujos ingredientes eram farinha de trigo, ovos frescos e água pura e que iriam revolucionar o mundo culinário de então, fazendo com que o "macaroni" se transformasse no prato principal Italiano, apesar de sua origem chinesa.

Os italianos por sua vez, repelem a origem chinesa do macarrão, mas hoje, há provas fundamentadas na arqueologia de que foi mesmo o mercador veneziano que o introduziu na Europa.

Sete séculos depois disso tudo, e de todas as variações sobre o mesmo tema em cima do macarrão, no ano de 1995, foi criado durante o 1º Congresso Mundial da Pasta que reuniu os principais fabricantes de macarrão do mundo em Roma, na Itália, em 25 de outubro, o dia oficial do macarrão.

Portanto, a nossa mandatária enviou um projeto de lei ao congresso, para oficializar uma data que já existe oficialmente no mundo há mais de dezenove anos, e a sua praticidade, utilidade pública, é absolutamente nula.

Marco Pólo certamente não deve ter gostado nada disso, tampouco os italianos, que acabam de levar mais uma rasteira brasileira, depois dos casos Cesare Battisti e do Pizzolato.

Mais do que isso, perde-se tempo em redigir um projeto de lei e se aciona um Congresso Nacional, com todo o custo que isso pode ter gerado, para semelhante irracionalidade.

Para nós, o que poderia ter sido simplificado através de uma medida provisória alocando recursos ao fundo de pensão Aerus, evitando o prolongamento de uma tragédia social, também foi feito por projeto de lei que tramitou no congresso através de uma comissão de orçamento e sabe-se lá a que custo deve ter sido, além da multa diária à justiça no valor de R$ 100.000,00, desde o dia 19 de setembro quando foi sentenciada.

Esses eternos gastos supérfluos, irresponsáveis, já fazem parte da nossa cultura, que não é voltada para o racional, para o planejado, nem muito menos para uma prevenção social eficaz.
O fato é que lidar com o dinheiro em abundância, mas dos outros, sem a rigidez fiscalizatória que isso demanda, proporciona absurdos como o que foi relatado acima.

Enquanto isso, uma parcela enorme da população, inclusive nós do Aerus, há quase nove anos se alimenta mal e porcamente do mesmo macarrão que a mandatária e talvez por isso em homenagem à nossa desgraça, tenha feito esse projeto de lei absurdo.

Gozação tem hora, Presidenta, não faça isso com os estômagos e a saúde dos cidadãos brasileiros, pois amido apenas gera uma saciedade momentânea, obesidade em excesso e as fontes das proteínas necessárias ao ser humano e mais caras não conseguem chegar à mesa dos mais pobres ou dos prejudicados.

Caso não saiba senhora Presidenta, ninguém consegue viver só de macarrão, nem mesmo os animais. 
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, 15-12-2014

2 comentários:

  1. Algumas propostas de projetos de lei brasileiras:

    Projeto: Proíbe que bichos de estimação recebam nome de gente, com pena de multa.
    Autor: Pastor Reinaldo (PTB-RS), Câmara dos Deputados.
    Argumento: Evitar saias-justas em encontros entre pessoas e animais de mesmo nome. Mas o autor desistiu quando eleitores começaram a batizar seus cães de pastor Reinaldo.

    Projeto: Obriga a distribuição gratuita de Viagra para os impotentes.
    Autor: Dílson Fortes (PTB), Câmara Municipal de Caicó, RN.
    Argumento: O vereador diz que a disfunção erétil abala a auto-estima e pode estimular o alcoolismo, os suicídios e a violência. Ele garante que não é impotente, mas que muitos dos seus conterrâneos são.

    Projeto: Concede o título de cidadão paulistano ao papa Bento 16.
    Autor: DomingosDissei (PFL), Câmara Municipal de São Paulo.
    Argumento: O projeto foi aprovado na Câmara. Já está tudo pronto para o novo papa fazer parte da comunidade paulistana. Só que ele ainda não confirmou presença para receber a homenagem.

    Projeto: Institui o Dia Estadual do Cachorro, o melhor amigo do homem.
    Autor: Antônio Pedregal (PT do B), Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
    Argumento: O deputado, dono de 3 cães, citou como exemplo uma estátua em homenagem aos cães no Missouri, EUA. Mas desistiu porque queriam incluir os gatos na proposta.

    Projeto: Obriga a instalação de banheiros para gays e travestis em espaços públicos.
    Autor: Carlinhos Presidente (PSB), Câmara Municipal de Nova Iguaçu, RJ.
    Argumento: Travestis teriam vergonha de ir tanto ao banheiro masculino quanto ao feminino. A lei aguarda a aprovação do prefeito.

    Projeto: Elimina o uso da crase na língua portuguesa.
    Autor: João Hermann Neto (PDT-SP), Câmara dos Deputados.
    Argumento: O motivo de tanto ódio à crase é que, segundo o autor, ela complica a língua portuguesa e só serve para "humilhar muita gente". O projeto ainda vai a votação.

    Projeto: Obriga aviadores e a Aeronáutica a dizer tudo o que sabem sobre extraterrestres.
    Autor: João Caldas (PL-AL), Câmara dos Deputados.

    Projeto: Institui o Dia do Fã de Séries de TV e Cinema na cidade de São Paulo, a ser comemorado em 17 de março.
    Autor: Roger Lin (PSB), Câmara Municipal de São Paulo.
    Argumento: O vereador disse que fãs de séries são pessoas que sempre fazem o bem.

    Projeto: Dar ao cupuaçu o título de fruta nacional, proibir o uso de vidros escurecidos em carros oficiais e transformar a Zona Franca de Manaus em Pólo Industrial. A assessoria do tucano confirmou que boa parte dos projetos era para fazer homenagens, mas negou interesse eleitoral porque muitos homenageados nem eram de seu Estado.
    Autor: Arthur Virgílio (AM)

    Projeto: O dia 9 de agosto seja dedicado à Equoterapia, uma espécie de equitação terapêutica.
    Autor: senador Flávio Arns (PSDB-PR)

    Projeto: limpeza urbana: cavalos e burros deveriam usar fraldões para não sujar as ruas.
    Local: Juiz de Fora (MG)

    Projeto: Solução para os ataques de cães: emplacamento de animais domésticos. Os animais seriam obrigados a andar com uma placa contendo informações sobre os donos.
    Local: Joinville (SC)

    Projeto: Lei do silêncio: O dono do cachorro que latisse após as 22h seria multado.
    Local: Santa Maria (RS)

    Projeto: Impedir o atropelamento de animais, vereador propôs que os rabos de ovinos, bovinos e caprinos fossem pintados de amarelo fosforescente.
    Local: Quixeramobim (CE)

    ESSE É DEMAIS

    Projeto: Legalizar a corrupção no país. O projeto, conforme matéria da rede globo proíbe o ministério público de investigar atos de corrupção de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e de prefeitos. Essa lei já foi aprovada em primeiro turno no congresso, essa "galera" aí, vai deitar e rolar com o dinheiro público sem ser importunada.

    Autor: Deputado Jutahy Magalhães, do PFLl da Bahia.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-