quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Aécio Neves responde ao homem do carro preto da forma adequada

Luciano Henrique

O maior poder que os petistas possuem sobre seus adversários não vem do Foro de São Paulo, mas da extrema habilidade que eles desenvolveram para jogar a guerra política, enquanto muitos de seus oponentes nem sabem o que isso significa. Isso faz com que os aspectos que os fazem vencer passem muitas vezes imperceptíveis aos olhos da grande maioria da oposição. Mas isso já começou a mudar. E pode mudar muito mais.

Antes, veja o que Gilberto Carvalho, [foto] mais folgado que colarinho de palhaço, falou ontem, sobre a oposição:


Vamos sofrendo todo tipo de acusação, de bolivarianismo, de chavismo, de mais um monte de m… que os caras falam para poder fazer funcionar de fato o Estado em função da maioria […] E foi isso que esteve em disputa nessa eleição. Eu morria de medo do playboyzinho ganhar a eleição porque eu tinha clareza que ia acabar essa energia que está aqui nesta sala. Isso não tinha condição de continuar porque não está nesse projeto.

Note que ele faz mais do que se defender das acusações (justas). Ele impõe rótulos ao oponente, chamando-o de “inimigo do povo”. Em seguida, apela ao xingamento.

Há mais:

O medo deles não é isso, não. É essa revolução silenciosa que se opera em todos os quatro cantos do País quando o povo vai descobrindo que ele é sujeito, autônomo, que tem capacidade de tocar a vida dele, que não depende mais dos dominadores, que ganha autonomia. É disso que eles têm medo e é por isso que temos que continuar nessa linha.

Observe que é um discurso ensaiado. Há um grupo “do lado do povo” (eles) e outro que intencionalmente quer ver o povo sofrer (a oposição). Na propaganda, repetição é a chave.

Embora Aécio não tenha rebatido os frames focados em “do lado do povo”, reagiu muito bem aos xingamentos, segundo matéria do Globo.

Aécio Neves disse:

Os termos que o ministro se referiu a um senador da República e presidente de um partido só confirma sua baixa estatura política. Mesmo depois de 12 anos como ministro, a principal marca da biografia do senhor Gilberto Carvalho será sempre seu envolvimento com as graves denúncias de corrupção em Santo André, que culminaram com o assassinato do prefeito Celso Daniel, ainda não esclarecido.

 Sobre o “medo” de Gilberto Carvalho, Aécio também acertou na mosca:

O ministro Gilberto Carvalho tem mesmo razões para ter medo. Temia que seu eu fosse eleito, eu iria acabar com a corrupção, colocar ordem no País e acabar com as boquinhas do seu partido, em especial a dele próprio.

Aloysio Nunes também tem se saído melhor que a encomenda, depois do fim das eleições. Ele afirmou:

Trata-se de um cafajeste! O fato de um ministro de estado se referir nesses termos a um senador e presidente de partido reflete bem o baixo nível do governo Dilma. Eu não sei de que ele tinha medo, se Aécio ganhasse. Mas ele sabe onde o rabo dele está preso. Especula-se muito sobre isso.

Antônio Imbassahy, líder do PSDB na Câmara, também abordou o “medo” de Gilberto:

O medo do ministro Gilberto Carvalho é que a presidente Dilma Rousseff faça uma delação premiada.

Ronaldo Caiado (DEM-G) afirmou que “É melhor ser chamado de playboyzinho do que de homem do carro preto que fazia a coleta da propina em Santo André”, em sintonia com o Pauderney Avelino (DEM-AM): “Melhor ser chamado de playboyzinho do que de homem da mala de São Bernardo”.

É isso aí!

Mais uma vez isso tem tudo a ver com o que tenho dito por aqui. É só pressionarmos que, aos poucos, as demandas por uma efetiva oposição tendem a ser atendidas. Uma dessas demandas é uma postura de oposição, que algumas pessoas do PSDB e várias do DEM têm feito.
Título, Imagem e Texto: Luciano Henrique, Ceticismo Político, 11-12-2015


Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-