quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Da vitória da chapa “Reação” ao DCE da FURG. E um mea culpa…

Luciano Henrique

No dia 24/11 escrevi um post realmente ácido onde disse que chapa 3 (“Reação”) concorrendo ao DCE da FURG havia cometido um erro político imperdoável ao, dentre outras coisas, abandonar um recinto de debate após receber ofensas de uma chapa da extrema-esquerda.

Pois dois dias após aquele post, Heber Miranda, um dos líderes da chapa Reação, me contactou dizendo que eu não havia percebido um detalhe fundamental: fazer com que a extrema-esquerda perdesse a estribeira era parte da estratégia, pois um dos lemas da chapa Reação era focado no diálogo. Aquela situação então comprovaria que eu estava errado em minha análise, ao não perceber o contexto e a estratégia por trás daquele comportamento no debate. Desde aquele momento reconheci a possibilidade de estar errado em relação ao meu posicionamento.

E hoje veio a ótima notícia de que a chapa Reação venceu as eleições para o DCE da FURG. E não foi uma vitória qualquer. Veja o post deles no Facebook:

Após um conturbado processo eleitoral, marcado por baixarias e feitos lamentáveis por parte dos nossos adversários, a vontade da comunidade acadêmica representada no expressivo resultado das urnas ao nosso favor mostrou sua força!

Com o dobro da quantidade de votos conquistada pela chapa da situação (e superior às duas outras chapas concorrentes juntas), a comunidade estudantil da FURG nos proporcionou uma vitória acachapante!

A Universidade Federal do Rio Grande, num momento histórico do seu movimento estudantil, elege uma chapa que quebra décadas de uma hegemonia de esquerda. Não foi apenas um triunfo da Chapa Reação numa mera ‘disputa de poder’, mas uma vitória da FURG contra o obscurantismo ideológico e a utilização espúria do DCE para fins escusos. Uma vitória dos estudantes!

Um dos grandes bordões dos adversários recorrentemente lançados contra nós – sempre com algum adjetivo depreciativo/calunioso seguido do típico “não passarão” – se materializou no resultado das urnas contra eles mesmos: eles não passaram.

Saudamos os que não baixaram a cabeça e reagiram conosco em consonância com a nossa frase-lema de campanha de autoria do filósofo Edmund Burke: os bons fizeram algo! Muito obrigado a todos vocês.

Agora vamos juntos, com seriedade, responsabilidade, organização e diálogo, endireitar o DCE e fazer dele uma entidade realmente representativa do estudante. Que esta ‘onda azul’ mude a FURG e a sociedade que a financia para melhor!

Enfim, minhas sinceras desculpas por ter feito uma avaliação incompleta, e parabéns pela vitória merecida. Ao pessoal da Chapa Reação, em especial Heber (pelo puxão de orelha aqui mesmo neste blog): vocês realmente sabiam o que estavam fazendo, muito mais do que eu havia conseguido perceber.
Título, Imagem e Texto: Luciano Henrique, Ceticismo Político, 4-12-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-