sábado, 13 de dezembro de 2014

Natal e Feliz na mesma frase?

José Carlos Bolognese

Pelo que representam, Natal e Aerus são duas palavras que se estranham uma à outra na mesma frase. No entanto, essas duas palavras nunca estiveram tão juntas nestes oito, quase nove, últimos Natais. E o desconforto de uma e outra nessa época se deve à esperança sempre frustrada de que fosse pela última vez, e elas voltassem a significar pelo menos… paz e alegria.

Lamber as feridas e continuar a viver é o mínimo que se espera neste Natal de 2014. Mas, a doce paz e a ingênua alegria são sentimentos que estarão para sempre tisnados pela lembrança do sofrimento imposto aos que só pecaram pela ousadia de trabalhar e se precaver contra as incertezas da velhice.

Se há uma esperança mais firme este ano, com decisões judiciais aparentemente mais determinadas, a sua demora em se concretizar só demonstra o caráter vil de pessoas que têm uma enorme dificuldade em se ajustar às leis, e como estão com o poder nas mãos, de tudo fazem para que então as leis, se ajustem aos seus propósitos vis.

Os trabalhadores e aposentados da Varig sempre estiveram no lugar certo e na hora certa em sua lida por uma vida decente – e próspera, porque não? – que é sim, a razão primordial para que alguém se qualifique e busque uma ocupação produtiva na vida.

O que vai nas três linhas acima nada mais é do que a maneira como atuam as sociedades mais avançadas, valorizando o mérito pessoal e coletivo e castigando a vagabundagem, bem ao contrário do que se faz no Brasil nos dias atuais.

Não é a triste situação em que se encontram atualmente os trabalhadores da Varig a demonstrar que fizeram escolhas equivocadas, pelo simples fato de que quem trabalha de verdade, segue normas e procedimentos já testados, não tem tempo nem disposição para minar as bases do seu próprio sustento. O que revela esta situação é o país mental atrasado onde habitam o governo e boa parte das autoridades deste país, bem longe do Brasil de gente honesta e trabalhadora.

Se, ao estarem certos ao tempo e à hora não bastou aos trabalhadores da Varig, há que se buscar o motivo, ou a culpa, em outros lugares e outras pessoas. Mas, num país onde verdade e justiça também se estranham na mesma frase, a justiça para os trabalhadores da Varig parece cada vez mais distante.

Se o que mais se pode fazer está além de nossas forças, resta esperar que o tal documento à espera de ser assinado, o seja mais breve possível.

O potencial de uma caneta oficial pode ser tudo, menos a neutralidade. Para o bem ou para o mal seu impacto pode ser muito grande na vida das pessoas sob sua influência.

Quando, em face a uma decisão justa para milhares de pessoas a procrastinação da caneta que decide a transforma numa arma de extermínio. E é aí que governo e bem-estar do povo também se tornam conceitos que não se escrevem na mesma linha.

De todo modo, Feliz Natal!
Título e Texto: José Carlos Bolognese, 13-12-2014

Relacionados:

2 comentários:

  1. Parabéns pelo sempre correto comentário e alerta a todos
    José Manuel

    ResponderExcluir
  2. VAI TER GREVE GERAL?

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-