sábado, 27 de dezembro de 2014

Oito páginas da internet para fazer download de livros legal e gratuito

Se dominar a língua espanhola e inglesa, as opções de escolha aumentam exponencialmente. Mas até a multinacional Amazon disponibiliza ebooks em português.

Foto: Getty Images
Fábio Monteiro
É viciado em livros, recebeu um eReader no Natal, mas não tem dinheiro para gastar? Milhares de livros clássicos e contemporâneos, em português, inglês ou espanhol, entre outras línguas, estão só a distância de um clique. E nem sempre estão escondidos em páginas recônditas. O jornal espanhol El Confidencial fez uma lista das melhores páginas para fazer download legal de ebooks.

· Se dominar a língua espanhola, as opções de escolha aumentam exponencialmente. A Casa del Libro, uma editora espanhola, tem disponível para download centenas de livros, inclusive o clássico dos clássicos de Cervantes, D. Quixote.

· Até a multinacional Amazon oferece uma série de livros gratuitos, através da plataforma de auto-publicação da Kindle. Em português, encontramos os Contos, do Eça de Queirós, a custo zero, por exemplo. Se fizer uma pesquisa em inglês, com certeza que ainda vão aparecer mais títulos.

· A plataforma Google Play, tal como a Amazon, tem centenas de livros gratuitos. É necessária uma pesquisa detalhada para fazer uma triagem de obras mais amadoras.

 · Librodot.com, uma página com história. Especializada em títulos de ficção, em particular no género de terror. São mais de 10.000 livros de 1000 autores diferentes.

· Libroteca.net – Segundo a opinião do El Confidencial, a página Libroteca tem um dos arquivos mais interessantes disponíveis na internet –  inclui obras de autores galardoados com o prémio Nobel e outros autores contemporâneos menos conhecidos. Podemos encontrar ebooks em 11 línguas diferentes.

· Projeto Gutenberg - Do ponto de vista da acumulação do conhecimento, trata-se de uma das iniciativas mais ambiciosas da internet, escreve o El Confidencial. Documentos, jornais, mapas históricos. Com mais de 40 mil livros disponíveis para download (muitos destes em português), merece a pena passar algum tempo a navegar no arquivo desta página.

· BiblioEteca - Uma mistura de rede social e arquivo gratuito para viciados em livros, é uma forma de apresentar a BiblioEteca. A grande maioria das obras disponibilizadas neste arquivo são a custo zero e em espanhol.
          

· Wikisource é uma espécie de Wikipédia para os livros sem direitos. O objetivo deste projeto é criar uma biblioteca virtual de obras que não tenham direitos de autor. De várias temáticas diferentes.

Agora, é pesquisar e fazer download. 
Título e Texto: Fábio Monteiro, Observador, 27-12-2014

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-