segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sugestões de séries de TV

Rodrigo Constantino

Após listar vários livros que li em 2014, aproveito para recomendar as séries de TV que vi e gostei. Sim, sobrou um tempo para elas, e não é difícil entender por que os filmes de Hollywood não conseguem mais chegar aos pés dessas séries: tratam com mais coragem de temas que o politicamente correto praticamente baniu das salas de cinema. Vamos lá:


Downton Abbey: simplesmente a melhor delas, a mais refinada, elegante, com ótimos diálogos, com a fina ironia inglesa, e com uma clara sensação de que algo se perdeu nesse progresso todo. Cheguei a comentá-la aqui. Agora só falta a quinta temporada…

Breaking Bad: a segunda melhor, pau a pau com a primeira. Simplesmente espetacular, pela forma com que lida com os dilemas morais de um doente que se julga em estágio terminal e quer deixar algo para a família, mas é tomado pela ambição, corrompido pelo poder, até a autodestruição. Escrevi minha visão da série viciante aqui.


House of Cards: A política e suas entranhas. Como um maquiavélico consegue manipular tudo e todos para sua desmedida ambição e chegar ao topo do poder. A cumplicidade que o personagem principal, papel do grande ator Kevin Spacey, trava com o público é incrível. Faz isso comentando com a gente seus pensamentos e táticas enquanto a cena continua rolando, uma estratégia e tanto do diretor. Que venha logo a terceira temporada!

Homeland: Terrorismo, as estripulias da CIA, ameaça islâmica, tudo bastante atual, e tudo eletrizante nessa excelente série com Claire Danes no papel principal da agente Carrie Mathison, e Damian Lewis no papel de Nicholas Brody. Entretenimento garantido.

Lewis fez também a primeira dessas sérias que vi, há muitos anos, que foi Band of Brothers, produzida por Tom Hanks e Spielberg. Trata-se do Dia D da Grande Guerra e é simplesmente imperdível. Para quem ainda não viu, recomendo com veemência. É tão boa que comprei os DVDs para tê-la para sempre, ainda que DVD seja algo já obsoleto…

Não vi Game of Thrones ainda, que foi a verdadeira febre em 2014. E pretendo começar Marco Polo em breve. Mas vi Os Pilares da Terra, baseada em livro homônimo de Ken Follet, e recomendo. É muito interessante mergulhar nessa época antiga. E para quem gosta da história da Idade Média, recomendo mesmo a coletânea Os Reis Malditos, em 7 volumes, de Maurice Druon. Fantástica!

E por melhores que sejam essas séries – e dou o braço a torcer de que são muito boas mesmo – os livros são sempre melhores…
Título, Imagem e Texto: Rodrigo Constantino, 26-12-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-