terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Transtorno de Personalidade Antissocial

José Manuel

Eu estava lendo algo a respeito, não sei bem porquê, mas alguma coisa me dizia, me cutucava lá nos recônditos do cérebro, que havia uma relação anormal  e corriqueira entre fatos conhecidos através da mídia e indivíduos permanentemente em foco por essa mesma mídia, aqui no país.

Então resolvi pesquisar e, foi como um déjà vu, quase  uma epifania, pois ao ler o que li e que aqui passo a reproduzir, é algo simplesmente assombroso dentro de coincidências alarmantes e gostaria de dividir com aqueles que me leem.

Cada um que tire as suas próprias conclusões, pois o tema é livre, apenas sendo, no meu ponto de vista, intrínseco a desdobramentos lamentáveis, também ao caso do fundo de pensão Aerus.

O que está transcrito, é copiado da Wikipédia, portanto acessível a todos, não foi retocado nem em seus caracteres, nem em seu formato impresso mantendo o formato de negritos e parenteses.

É recomendável que se leia com a máxima atenção e no enfoque dado a certos fatos e detalhes, tendo a sua grafia sendo escrita em negrito.

Boa leitura e, como sempre, qualquer semelhança pode ser apenas mera coincidência, porém, fatos históricos somente no século XX, como o nazismo ou certa ilha no Caribe, por exemplo, nos levam a crer que não é bem assim.

Com a palavra final, a psiquiatria, pois eu, por exemplo, um simples aeronauta, passei por esse departamento na aeronáutica durante trinta e dois anos anos.

Neste assunto parece que a recíproca não é verdadeira a personalidades importantes do país, que não passariam nem em um simples psicotécnico de uma loja de varejo .

E as perguntas que ficam são: 
Será que estas pessoas estão realmente aptas psiquicamente a tomar a si os destinos de uma sociedade, de uma nação?

Será que nós, enquanto sociedade, até quando estaremos sujeitos a surtos psicopatas, unicamente alicerçados em votações e leis eleitorais, sem os devidos embasamentos médicos que os confirmem ou os reprovem?
Título e Texto: José Manuel, 16-12-2014


Transtorno de Personalidade Antissocial, vulgarmente chamado de Psicopatia ou Sociopatia, é um transtorno de personalidade descrito no DSM-IV-TR, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Na Classificação Internacional de Doenças, este transtorno é chamado de Transtorno de Personalidade Dissocial (Código: F 60.2).10 Na população em geral, as taxas dos transtornos de personalidade podem variar de 0,5% a 3%, subindo para 45-66% entre presidiários. 

A psicopatia é caracterizada,principalmente, pela ausência de empatia com outros seres humanos (quando não pertencente a família), resultando em descaso com o bem-estar do outro e sérios prejuízos aos que convivem com eles. Esse desvio de caráter costuma ir se estruturando desde a infância. Por isso, na maioria das vezes, alguns dos seus sintomas podem ser observados nesta fase e/ou na adolescência, por meio de comportamentos agressivos que, durante estes períodos, são denominados de transtornos de condutaNão demonstram empatia, são interesseiros, egoístas e manipuladores. Conforme se tornam adultos, o transtorno tende a se cronificar e causar cada vez mais prejuízos na vida do próprio indivíduo e especialmente de quem convive com ele.

Na psicanálise tal comportamento é característico das estruturas ligadas às modalidade de perversão, que diferem das neuroses e das psicoses. Indivíduos com este diagnóstico são usualmente chamados de sociopatas e psicopatas segundo definição do próprio CID 10 Revisão:

Transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais e falta de empatia para com os outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidasO comportamento não é facilmente modificado pelas experiências adversas, inclusive pelas punições. Existe uma baixa tolerância à frustração e um baixo limiar de descarga da agressividade, inclusive da violência. Existe uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito a entrar em conflito com a sociedade.

·      Egocentrismo patológico,incapacidade para lealdade ou manutenção de sentimentos de amor ou afeição, sedução apurada, vida sexual impessoal ou pobremente integrada,prática comum de calúnias, omissões ou distorções de fatos e constante incapacidade de seguir algum plano de vida também fazem parte de suas características.

As características dos sociopatas englobam, principalmente, o desprezo pelas obrigações sociais, leis e a falta de consideração com os sentimentos dos outrosEles possuem um egocentrismo exageradamente patológico, emoções superficiais, teatrais e falsas, pobre ou nenhum controle da impulsividade, baixa tolerância para frustração e derrotas,baixo limiar para descarga de agressão física, irresponsabilidade, falta de empatia com outros seres humanos e animais, ausência de sentimentos de remorso e de culpa em relação ao seu comportamento.

São pessoas sedutoras, cínicas e manipuladoras. Geralmente são incapazes de manter uma relação conjugal leal ou duradoura. É comum o histórico de diversos relacionamentos de curta duração.

Quando percebem que suas atitudes estão sob avaliação, reprovação ou questionamento, são capazes de adotar mudanças radicais em seu estilo de vida para afastar as suspeitas sobre si, como por exemplo, casar-se repentinamente, frequentar igrejas ou presentear conhecidos. 

Eles mentem exageradamente, sem constrangimento ou vergonha. Na narrativa dos fatos, utilizam contextos fundamentados em acontecimentos verdadeiros, porém manipulados de acordo com seus interesses, e assim se tornam extremamente convincentes. Roubam, abusam, trapaceiam, manipulam dolosamente seus familiares, parentes e amigos. Causam inúmeros transtornos a quem está ao seu redor e podem colocar em risco a vida de outras pessoas sem sentir pena de quem foi manipulado. Seduzem seus parceiros a fim de convencê-los a fazer algo em seu lugar, evitando prejuízo a si mesmos. Podem maltratar animais sem piedade, mesmo que não obrigatoriamente. Esse conjunto de características faz com que os sociopatas dificilmente consigam aprender com a punição e modifiquem suas atitudes.

São capazes de fingir com maestria comportamentos tidos como exemplo de ética social e capazes de fingir crenças ou hábitos para se infiltrarem em grupos sociais ou religiosos a fim de ocultar sua verdadeira personalidade. Pessoas sociopatas não sentem remorso pelo o que fazem. Jamais sentem culpa. 

Quando detectam que outras pessoas começam a notar seus desvios de personalidade são extremamente hábeis em fingir comportamentos exemplares, alterando e adaptando seus desvios de conduta para que não sejam descobertos. Ao notarem que sua personalidade foi descoberta é comum que saiam de cena, mudem de residência e procurem estabelecer novos vínculos sociais com pessoas que desconheçam seu comportamento patológico, mantendo pouco ou nenhum vínculo com seu passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-