domingo, 4 de janeiro de 2015

Garota de Ipanema

"Garota de Ipanema" é uma das mais conhecidas canções de Bossa Nova e MPB, foi composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.

Em 19 de março de 1963 foi lançada pela Verve Records e no ano seguinte, saiu no LP "Getz/Gilberto", interpretada por Astrud Gilberto em conjunto com João Gilberto e Stan Getz, com a participação de Tom Jobim ao piano.

A versão original da música, com o nome de Menina que passa, era diferente e continha a seguinte letra, composta por Vinicius:

Vinha cansado de tudo
De tantos caminhos
Tão sem poesia
Tão sem passarinhos
Com medo da vida
Com medo de amar
Quando na tarde vazia
Tão linda no espaço
Eu vi a menina
Que vinha num passo
Cheio de balanço
Caminho do mar

Porém, nem Tom nem Vinicius gostaram da letra da canção. Então a versão definitiva foi refeita mais tarde por Vinicius, inspirado em Helô Pinheiro, que passava frequentemente em frente ao Bar Veloso (hoje Garota de Ipanema), em Ipanema.



Tom e Vinicius frequentavam assiduamente o bar, que dispunha de pequenas mesas na calçada. A Garota de Ipanema, Heloísa, morava na rua Montenegro, número 22, e somente dois anos e meio depois, já com namorado, ficou sabendo que era a inspiração da canção.

Provavelmente, em retribuição à homenagem, Heloísa, quando se casou, convidou Tom Jobim e sua esposa Teresa para serem padrinhos.

Helô é descendente, por parte de mãe, da tradicional família Oliveira de Menezes, do Rio de Janeiro, que, por sua vez, descendeu dos Gonçalves de Menezes, conhecida família do norte de Portugal, também estabelecida no Brasil e Bittencourt Pinheiro sua avó Maria do Carmo. Sua mãe perdeu o Pinheiro e Helô ganhou ao casar.

Helô teve quatro filhos de seu único casamento com o engenheiro Fernando Pinheiro: Kiki Pinheiro, a mais velha, e que ocupa eventualmente páginas da mídia brasileira, fazendo desfiles e fotos; Ticiane Pinheiro, modelo e atriz, ex-mulher do empresário e publicitário Roberto Justus; Jô Pinheiro casada com Luiz Carlos Trielli e o único varão, Fernando Mendes Pinheiro Junior. 


Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-