terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Guinness Book of Records – o livro dos recordes

Almir Papalardo

O Brasil, salvo engano, já possui alguns recordes registrados no famoso livro “Guinness Book of Records”, que registra as maiores façanhas ocorridas em todos os longínquos recantos da terra, mesmo que sejam as mais estranhas, inusitadas ou bizarras. 

Nosso país possui mais alguns outros recordes, alguns até esquisitos demais, inexplicáveis, que poderiam também ser enviados na tentativa de termos outros acontecimentos registrados, no tão famoso e relevante livro de proezas universais. Só não o fazem, por serem todos recordes com efeitos mais negativos que positivos.

Na política principalmente, o Brasil poderia disputar com grandes chances de êxito tal as incoerências apresentadas, citando apenas para exemplificar o exagerado e inepto total de 39 Ministérios, que devem mais atrapalhar do que efetivamente favorecer uma boa governança.

Poderíamos citar também o número exagerado de parlamentares, 594 congressistas, que mais congestionam as aprovações de projetos benéficos para o país, tornando-o mais forte, admirado e respeitado. Um número exagerado, um verdadeiro amontoado de “mandas-chuvas”, não permite o desenvolvimento de uma política eficiente, causando certamente grandes barafundas, porque, quantidade, como sabemos, nunca foi sinônimo de qualidade.

Até na corrupção, infelizmente, poderíamos também competir mesmo com grande vergonha, citando como exemplo a destruição da nossa principal empresa, a Petrobras, deixando o mundo pasmo pela omissão brasileira de permitir o triste desabamento do nosso principal alicerce, que anteriormente deixava todo brasileiro a transbordar de orgulho e satisfação.

O recorde brasileiro mais relevante tem resultados negativos e se fosse disponibilizado para o livro Guinness Book, certamente, apesar da negatividade, teria o registro aceito. Refiro-me a cruel e dura armadilha imposta aos aposentados do RGPS-Setor Urbano, mantida por um longo e assombroso período de 17 anos consecutivos, um período que, convenhamos, recordista em degradar o poder aquisitivo destes lesados aposentados, além de abalar-lhes seriamente o estado emocional e psicológico.

É um recorde negativo sim, porque esses aposentados, mais de 09 milhões, representando um terço dos aposentados cadastrados no RGPS, assistem indefesos seus direitos adquiridos serem manipulados, por terem suas aposentadorias corrigidas com um percentual menor.

O Ministério da Previdência Social, absurdamente, adota o critério de atualizar as aposentadorias usando dois índices diferentes de correção, até nivelá-las, todas, em apenas 01 salário mínimo, sem despertar muito a atenção da incauta sociedade.

É muita maldade praticada contra cidadãos idosos! Não se vê em nenhuma outra nação do mundo a mesma política do uso de dois índices diferenciados na atualização das aposentadorias! Oposição, registrem-na no Livro de Recordes... 
Título e Texto: Almir Papalardo, 6-1-2015 

8 comentários:

  1. Perfeito Almir, sempre lúcido.

    Artur

    ResponderExcluir
  2. Como sempre seus artigos e comentários contêm o que de mais real existe.

    Parabéns.

    Roberto

    ResponderExcluir
  3. quando o brasil tinha um salario mínimo de cem dólares ninguém lembra mas 5kg de arroz já custava dezoito reais os combustíveis e a energia era bem mas onerada que hoje tudo que era nosso foi vendido o que restou foi sabotado pelo fhc e sua quadrilha então cuidado não sei quem comanda sua região mas ai tem jogos ilegais trafico de drogas promotores juízes vereadores e prefeito envolvido politica não e so brasilia na porta da sua casa tem um corrupto demagogo ditador ou seja um tucano sabotador

    ResponderExcluir
  4. RESPONDENDO AO JUMENTO ACIMA.
    O SALÁRIO MÍNIMO VALIA 109 U$ no final de 1994, com a implantação do plano real e 5KG de arroz naquela época NÃO CUSTAVA 18 REAIS.

    NO GOVERNO DA MULA O SALÁRIO MÍNIMO ATINGIU 119 DÓLARES EM 2004.
    O MENOR VALOR EM DÓLAR DO SALARIO MÍNIMO NA ÉPOCA FHC FOI 81U$ EM 1999, E ENTREGOU PARA A MULA EM 86U$ NO INÍCIO DE 2002.
    EM 2003 A MULA TINHA O SALÁRIO MÍNIMO EM 72 U$.
    COM A CRISE O DÓLAR VALIA 4 REAIS NO FINAL DE 2002
    VOCÊS SÃO TÃO IGNORANTES QUE ESCREVEM MERDA PARA OS INCAUTOS.
    EM 1994 1 QUILO DE ARROZ CUSTAVA 0,64 REAIS.
    O TAL CACETINHO 9 CENTAVOS
    O QUILO DO FILÉ ERA 6,84 REAIS
    O ÔNIBUS 0,30 REAIS
    EM 2002:
    1 QUILO DE COSTELA ERA 1,99 REAIS
    1 QUILO DE FRANGO 0,99 REAIS
    EM 2002 COM 1 DÓLAR VOCÊ COMPRAVA 2 QUILOS DE COSTELA OU 4 QUILOS DE FRANGO.
    APÓS 12 ANOS DE GOVERNO DA POBREZA, COM O DÓLAR A 3 REAIS.
    1 QUILO DE COSTELA CUSTA 6 DÓLARES E 1 QUILO DE FRANGO 4 DÓLARES.

    Desculpem me os berros, e a frase a seguir que o anônimo merece.
    Vai mentir para a puta que te pariu.

    A FONTE:
    http://umhistoriador.files.wordpress.com/2013/01/historico-salario-minimo-1995-a-20121.jpg

    No Brasil a deflação do dólar no período de 4 anos do retirante burro, foi LUCRO empresarial, nada teve deflação só o dólar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rochinha, desculpe, esqueci de deletar o comentário do anônimo que, aliás, não pára de encher o saco.
      Bom, mas você respondeu (bem), está respondido!
      Obrigado.

      Excluir
    2. Sem problemas,
      As fontes estão no "google", e os que leem uma baboseira dessas acreditam.
      O fato é que um carro popular custava 7000 reais ou podemos dizer 300 salários mínimos.
      Hoje continua valendo 300 e poucos salários mínimos, mas eu não como automóveis.
      Aqui em Porto Alegre, para quem trabalha no centro é mais barato usar o táxi, do que o carro.
      O Brasil está numa fase que quem quer dirigir necessita de um autódromo.
      E tem uma coisa que os esquerdopatas esquecem, o automóvel aqui é 3 vezes mais caro, que no Chile.
      E carro popular brasileiro não roda no primeiro mundo por falta de itens de segurança.

      Excluir
  5. É óbvio que o anônimo que fez comentários é eleitor do Lulla e Dilma.Ele ou ela se reporta ao período do FHC. FHC cometeu alguns erros mas não é conhecido pela revista Forbes como o "poupador" de mais de 2 BILHÕES de dólares! Essa pessoa deve ser algum beneficiário do Bolsa Família. Aí, tem que defender o PT! Alberto José

    ResponderExcluir
  6. para estes petistas de merda que vivem da bolsa família devem todos irem para cuba e levarem dilma lula e ficarem por la quem me apoiar que mande cem dólares para a conta deste nosso querido blog

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-