domingo, 25 de janeiro de 2015

Os partidos comunistas que governaram na Europa desapareceram

Luis Moreira

Eu acho que a vitória do Syriza hoje nas eleições Gregas é uma coisa boa. É boa porque mostra que a Democracia é o único sistema que dá oportunidade a todos segundo o querer do povo. É boa porque vai permitir (ou não) abrir novos caminhos para problemas velhos. E é boa porque os outros países da Europa vão aprender seja qual for o resultado da experiência governativa do Syriza. Só vantagens, pois. Claro que há aqui algum cinismo mas que me parece inevitável.

Lembremo-nos dos partidos comunistas que governaram na Europa. Desapareceram todos. Espanhol, Francês, Italiano...o português, continua, porque sempre fugiu do "abraço de urso" como o diabo da cruz. E estar na oposição a oferecer o que não se pode dar é muito mais confortável.

Sem deixar de lamentar os sacrificios adicionais que o povo grego pode vir a sofrer, a vitória do Syriza será importante nos dois cenários possíveis. Ou se torna noutro Hollande ou, o que é pior, vai mesmo implementar algumas das medidas que promete.

É verdade que a maioria dos gregos – incluindo o líder do Syriza e muitos dos que votarão no partido – continua a declarar ser a favor da manutenção do país na zona euro. Mas ao mesmo tempo o que os últimos anos revelaram é que, não obstante os muitos milhões de euros de crédito adicional canalizado para Atenas (ou talvez por causa deles), a execução das reformas internas ficou muito aquém do que seria necessário. E sem reformas a Grécia voltará rapidamente à mesma situação que tem conhecido nos últimos anos.
Não é política é aritmética. 
Título e Texto: Luis Moreira, Banda Larga, 25-1-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-