sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Um mau dia para Dilma, um bom dia para nós + Vai, Dirceu, propõe uma delação premiada...

O Antagonista
Ontem foi um dia desastrado para Dilma Rousseff. Um dia que provavelmente ficará marcado para sempre. Os jornais costumam empilhar os fatos um sobre o outro e acabam confundindo tudo. Nosso conselho, portanto, é o seguinte: acorde direito, tire as remelas dos olhos, prepare um café e tente fazer um resumo mental dos acontecimentos.

Em primeiro lugar, o Estadão noticiou que José Dirceu estava formando uma nova corrente dentro do PT. Seus homens na Petrobras, em particular José Sérgio Gabrielli e Renato Duque, estavam sendo imolados pelo governo e, segundo o Estadão, José Dirceu exigia que Dilma Rousseff os protegesse.

À noite, o Jornal Nacional esclareceu a questão. É o próprio José Dirceu que está na mira da Lava Jato, com R$ 3,7 milhões pagos pelas empreiteiras à sua empresa de consultoria para fazer - e ninguém tem a menor dúvida a esse respeito - tráfico de influência.

Isso explica os ataques recentes de José Dirceu e José Sérgio Gabrielli a Dilma Rousseff. Explica também os ataques de Marta Suplicy. Lula tem medo de José Dirceu. Sabe que ele pode arruiná-lo definitivamente. Por esse motivo, mandou Marta Suplicy atacar o governo: para aplacar José Dirceu.

Em segundo lugar, os advogados da Engevix jogaram uma bomba sobre Dilma Rousseff. Como mostrou O Antagonista, há várias semanas as empreiteiras vinham usando a imprensa amiga para enviar recados ao governo. A mensagem era sempre a mesma: ou o governo as salvava, ou elas iriam explodir o governo. Ontem, na defesa apresentada pela Engevix, elas resolveram explodir o governo, especialmente em dois trechos: "O apoio no Congresso Nacional passou a depender da distribuição de recursos a parlamentares" e "A Petrobras foi escolhida para geração dos montantes necessários à compra da base aliada".

Ainda não sabemos se as outras empreiteiras vão seguir a linha da Engevix. Talvez elas aguardem alguns dias. Mas a estratégia de poupar o governo fracassou e a única alternativa que resta aos corruptores é demonstrar que eles foram achacados pelo poder político.

Em terceiro lugar, enquanto Dilma Rousseff assistia à posse de Evo Morales, completamente isolada há mais de um mês, sem coragem para assumir o pacote econômico recessivo apresentado nos últimos dias, Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco e principal fiador do ministro da Fazenda Joaquim Levy, ditava a linha a ser seguida, demonstrando na prática que a presidente já não apita mais nada.

Um mau dia para Dilma Rousseff é um bom dia para todos nós. Agora termine o café e vá trabalhar.


Vai, Dirceu, propõe uma delação premiada, entrega o Lula e leva a Dilma de troco
O Antagonista
Dirceu, de inimigos fiéis para fiel inimigo: o Lula te abandonou no mensalão, deixou você segurando a tocha, não foi visitar você na prisão, não deu um telefonema, não atende as suas ligações, pôs o Paulo Okamoto para vigiar os seus movimentos -- e, agora, nesse rolo do Petrolão, vai fingir outra vez que não tem nada a ver com a história, vai deixar outra vez você apanhar sozinho.

Está esperando o quê? Você acha mesmo que voltará a fazer política? Você corre o risco de ir novamente para a prisão, cara. O país te odeia.

Vai, Dirceu, dá um basta, propõe uma delação premiada, entrega o Lula e leva a Dilma de troco. 
Título e Textos: O Antagonista, 23-1-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-