quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Avião KC-390 fez primeiro voo. É o maior projeto da história da indústria portuguesa de aeronáutica

O avião KC-390, o novo e o maior avião desenvolvido até agora pela brasileira Embraer e com participação da engenharia portuguesa, fez nesta terça-feira o seu primeiro voo, na cidade de Gavião Peixoto, no estado de São Paulo. A operação do jato de transporte militar e reabastecimento em voo durou cerca de uma hora e vinte e cinco minutos e foi concluída com sucesso, segundo anunciou a Embraer em comunicado.


Os pilotos de teste e os engenheiros de ensaios em voo realizaram a avaliação de qualidades de voo e de desempenho do aparelho. Três das aerostruturas do avião do terceiro maior construtor aeronáutico do mundo  –  sponson (carnagem e portas do trem de aterragem), o leme de profundidade e a fuselagem central – foram desenvolvidas pelo centro português de engenharia e inovação CEIIA.

Neste projeto, o maior da história da indústria portuguesa de aeronáutica, o CEIIA empregou mais de 250 mil horas de engenharia e mais de 120 engenheiros a trabalhar a partir de Portugal.

O CEIIA foi responsável pela engenharia de desenvolvimento, designadamente pelas atividades de design, stress, testes e apoio à certificação das referidas três aeroestruturas.

A atividade do CEIIA tem estado orientada para o desenvolvimento de produtos e sistemas nas indústrias da mobilidade, aeronáutica e offshore, sendo neste momento a da aeronáutica a de maior visibilidade. Tem neste momento unidades de I&D em Portugal e no Brasil.
Título e Texto: Público, 4-2-2015



Gavião Peixoto – SP, 3 de fevereiro de 2015 – A Embraer realizou hoje, com sucesso, o primeiro voo do novo jato de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390. Os pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker voaram a aeronave por 1 hora e 25 minutos, realizando avaliação de qualidades de voo e de desempenho.

Gavião Peixoto - SP, February 3, 2015 - Embraer today successfully performed the first flight of the new military transport and aerial refueling jet, the KC-390. Test pilots Mozart Louzada and Marcos Salgado de Oliveira Lima and flight test engineers Raphael Lima and Roberto Becker flew the aircraft for 1 hour and 25 minutes, conducting an evaluation of flying qualities and performance.

Aguarde a versão completa do vídeo do primeiro voo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-