sábado, 7 de fevereiro de 2015

Tempo de agradecer… e continuar lutando

José Carlos Bolognese

Ainda estou esfregando os olhos como quem sai, depois de muito tempo, de uma caverna escura para a luz. Há tanto tempo esperando, vendo pequenos focos de luz se acender que até então não eram a luz no fim do túnel, mas o túnel no fim da luz, percebo o novo estado das coisas com cautela e, sim, alegria. Portanto é hora de agradecer pela nova situação ainda que, por ter sido confinado à escuridão de um infame calote, me sinta ainda um pouco descrente da nova claridade e desconfiado se ela veio para ficar. Mas, estar melhor agora e com mais esperança para o futuro me leva a ser grato primeiro a Deus, depois à família que tenho a sorte de ter e, sem poder nominar a todos, aos colegas que lutaram e não deixaram uma história de injustiça cair no esquecimento que tanto convém aos agentes da desgraça e seus sacos de maldades.

No meu caso particular, o agradecimento – que acredito ser o de vários entre nós – pela ajuda generosa de amigos ao tempo e à hora da necessidade.

Também tenho (temos) de agradecer aos inúmeros jornalistas que, sem precisar abdicar da isenção profissional, souberam ver no caso Aerus/trabalhadores da Varig um flagrante desrespeito a direitos fundamentais e se dispuseram a divulgar a luta por uma causa justa. Aos políticos, embora poucos, mas os poucos que nos dão esperanças de dias melhores no Legislativo. Também não podemos esquecer dos juízes que souberam ser consistentes em suas sentenças e resistiram às avalanches de recursos de um estado pouco acostumado a cumprir a lei a favor dos direitos individuais.

Sim, estou feliz, cautelosamente feliz com essa primeira vitória em finalmente receber de volta, não uma benesse qualquer, mas apenas uma pequena parte do que construí com vinte anos de contribuições ao Aerus. E nem é preciso dizer que, se remotamente todo o passivo for resgatado, ainda resta o passivo maior que foi praticamente não ter vivido durante quase nove anos.

Encerro com uma nota de tristeza por saber que essa nova boa situação não se estendeu a todos os prejudicados pelo fim da Varig e pelo calote ao Aerus. Se demitidos, quase aposentados ao fim da Varig e pensionistas nada recebem, não há muito que comemorar a não ser um pequeno avanço, nada mais. Precisamos continuar a luta, continuar cobrando e só cantar a vitória quando todos forem atendidos em seus direitos.

Não vamos ser empurrados de volta à caverna e à escuridão. Para se conseguir isto, a luta se impõe.
Título e Texto: José Carlos Bolognese, 7-2-2015

Relacionados:

Um comentário:

  1. O texto de José Carlos Bolognese e irrepreensivel e surge em boa hora.
    Hora em que a Petrobras e a Petros navegam em águas tormentosas, com ondas tsunâmicas.
    Nos anos de ouro da saudosa Varig, ninguém em sá consciência, acreditava que aquela empresa que já foi orgulho dos brasileiros pudesse um dia falir e levar ao desespero os beneficiários do AERUS por um longo periodo, quase dez anos.

    Guardadas as devidas proporções, nos ex-petroleiros, vivemos hoje situação semelhante face às incertezas decorrentes do maior escândalo de corrupção na Petrobras e que já está afetando os beneficiários da Petros ao menos em termos pisicológicos.

    À medida que as caixas pretas da Petrobras e da Petros vão se abrindo e novas denúncias de corrupção vão surgindo, nos deixa inseguros.

    Pessoalmente creio que a Petrobras supere esta grave crise, porque se a Petrobras falir, o Brasil, como país soberano vai sofrer graves consequências.
    Deus nos livre desse pesadelo, a que os aeroviários do Aerus passaram
    Vida longa a todos aqueles variguianos que lutaram para ter os seus direitos reconhecidos e afinal sairam vitoriosos.
    José Macedo

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-