quarta-feira, 11 de março de 2015

Charada do dia (14)

Silvestre colocou um presente
Para a sua namorada numa caixa
retangular. Depois, decidiu
colorir todos os lados da caixa,
colocando-lhes papéis verdes e
amarelos, de modo a que nenhum
dos lados da mesma cor se tocassem.
Será que conseguiu?

5 comentários:

  1. Silvestre percebeu que a missão era impossível.
    Não é possível colorir os lados de uma caixa retangular, com apenas duas cores, sem que algum dos lados com a mesma cor se toquem. Para isso, são necessárias, pelo menos, três cores.

    ResponderExcluir
  2. Bem, vou concordar apenas em parte. Acho, que com criatividade e paciência, pode-se realizar a encrencada tarefa. A caixa retangular tem seis lados, sendo três pares com tamanhos diferentes, formando um retângulo. Cortam-se então seis pedaços de papel, sendo três verdes e três amarelos como exigido. Colam-se quatro lados do retângulo, intercalando os lados com a cor verde e a amarela. Faltam enfim, colorir as laterais do retângulo, justamente os lados menores. Pegam-se os dois papeis restantes, um verde e o outro amarelo, cortando-se em várias tiras do mesmo tamanho. Aí, é só preencher as laterais com as tiras, cuidadosamente, tomando-se o cuidado de intercalá-las, separando o verde do amarelo, até o preenchimento total das laterais. Pronto aí está uma caixa tão bonita como o presente que vai nela. Já sei que muitos dirão: Mas aí não vale, porque as laterias receberam a cor verde e amarela em duplicidade! Poxa, a charada não proibia isto; apenas exigia que se colorissem os lados com duas cores apenas, e isto foi feito. Faz-nos lembrar aquela história de colocar-se numa mesa um ovo de galinha em pé. Lógico, ninguém conseguiu realizar tal proeza. Nisso apareceu Cristovão Colombo, que com simplicidade e inteligência, quebrou um pouco uma das pontas redondas do ovo, conseguindo colocá-lo em pé, para o estupefato de muitos e a não aceitação de outros.
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir
  3. A sua ideia Almir também não contempla o problema, é impossível fazê-lo com duas cores, não importa o desenho que você faça, em algum momento haverá amarelo coincidindo com amarelo ou verde com verde. Esse problema só pode ser resolvido com três cores.
    Sem querer contrariá-lo esse problema é igual aquele em que devemos distribuir água, luz e esgoto por 3 casa sem que eles se cruzem, é impossível.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo VSRoccha, perdoe-me pela insistência, mas ratifico ser possível colorir a caixa de presente, no formato retangular, usando apenas duas cores sem que elas, obrigatoriamente, se encontrem conforme o desafio da charada. Vou tentar me explicar da melhor maneira possível. Pegue uma caixa no formato retângulo, com uma das laterais voltada para você, para melhor assimilação.
    Sabemos que as duas laterais sendo do mesmo tamanho, são entretanto menores que os outros quatro lados da caixa por tratar-se de uma figura geométrica retangular. Assim, digamos, você colou os papeis verdes nos lados direito e esquerdo que correspondem a frente e as costas da caixa. Lógico, os papéis amarelos foram então colados no lado de cima e do lado de baixo, que correspondem ao teto e a base da caixa. Então, quatro lados do retângulo já estão colados sem que as cores se encontrem.
    Agora com as laterais, você pode fazer o seguinte: Cole duas tiras verdes (não precisa serem tiras muito finas) do lado de cima e do lado de baixo, fazendo justamente a divisão das cores amarelas coladas em cima e em baixo. Agora vai a criatividade: Nestes papeis verdes colados um em cima e o outro em baixo, têm que haver um corte diagonal, o mesmo que os marceneiros usam na confecção dos porta retratos, quanto unem duas ripas de madeira, criando um vértice e um ângulo reto interiormente. Unem assim as duas madeiras, simetricamente, com arte, graças a estes cortes que chamamos de encaixe. Pronto, o problema de evitar que as cores se encontrem, já está praticamente resolvido. Complementando então, cola-se por último um papel amarelo, contendo também quatro cortes diagonais, com quatro pontas que se unirão aos quatro vértices e se encaixarão harmoniosamente com os últimos papéis verdes colados, cobrindo toda a caixa com apenas duas cores, sem que tenha havido continuidade da mesma cor na extensão coberta do retângulo.
    Eu não acredito na palavra "impossível". Para todos os problemas, por mais cruciais que sejam, sempre existem sim, soluções. Admito não ter solução, apenas para a morte; entretanto, as escrituras sagradas nos revelam que houve sete ressurreições, já admitindo que até para a morte possa haver solução, o que jamais acontecerá aqui na terra, devido a aura escura que envolve o planeta, quando homem algum tem poder para realizar tal milagre...
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-