domingo, 1 de março de 2015

Um gênio de outro planeta

Ernesto Ribeiro  
Fascinante: enquanto tantos astros e estrelas são tão ruins que não convencem nem "interpretando" a si mesmos... Certos atores são tão extraordinariamente talentosos que nos convencem até de que há vida em outros mundos.


Leonard Nimoy é extraordinário. No teatro, interpretou textos refinados como Um Violinista no Telhado. Judeu, neto de imigrantes ucranianos sobreviventes do massacre de Odessa descrito no filme O Encouraçado Potenkim, sua família adotara o sobrenome "nimoy" ("mudo" em russo) para escapar do alistamento militar obrigatório de 25 anos no exército do Império Russo. Como professor, já ensinava Arte Dramática pelo Método Stanislavsky em 1964.


Mas foi na TV que ele conquistou nossas almas, corações e mentes. Ele compôs o ÚNICO personagem extraterrestre CRÍVEL, até mais convincente que todo o resto do elenco do programa. A famosa "saudação vulcana" com os dedos estirados em "V" é o gesto judaico dos rabinos no ritual religioso, desejando... vida longa e próspera. Chegou a criar uma dicção própria para o personagem frio e cerebral, num tom de voz monocórdico e cadenciado, mas ao mesmo tempo sutilmente musical, prolongando a última sílaba ao final de cada frase. 




Minimalista, sua expressão facial mais característica se limitava a um levantar de sobrancelhas incrivelmente elegante, expressando toda inteligência e seriedade. Jamais se assistira uma composição tão minuciosa e detalhista. O resultado foi uma criação única e inimitável, profunda ao infinito. A cada episódio, nós descobrimos mais camadas na personalidade de alguém que parecíamos já conhecer perfeitamente como um amigo íntimo. Ele roubou a cena e tornou-se a marca registrada de Jornada nas Estrelas, tornando-a um ícone da cultura de massas.


Como vocês sabem, os habitantes do planeta Vulcano não têm emoções para dominar seus atos, guiados apenas pela lógica e a razão. Sendo assim, deixo as lágrimas para vocês humanos.

Foi-se para além das estrelas o Melhor Ator da Televisão, um dos Melhores Atores de Todos os Tempos.


 Em algum lugar, ele está tocando harpa em notas matematicamente perfeitas...

Vida Eterna e Próspera, Senhor Spock. Você sempre esteve muito à frente de nosso tempo.

Título, Imagens e Texto: Ernesto Ribeiro, 1-3-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-