quarta-feira, 20 de maio de 2015

85ª Feira do Livro regressa ao Parque Eduardo VII

Com um número recorde de participantes (123) e de pavilhões (271), a edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa promete novidades.


Destak
A inauguração oficial está marcada para as 16h do dia 28 de maio e contará com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina e do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. Nesse mesmo dia, após a cerimónia de inauguração, irá realizar-se a primeira de um ciclo de três conferências com convidados internacionais.

Uma novidade este ano, é o palco Show Cooking, junto ao Marquês de Pombal, que vai dar destaque às apresentações de livros de gastronomia e culinária. 

Entre 28 de maio e 14 de junho, o Parque Eduardo VII recebe também mais de 30 espaços gourmet/street food, onze dos quais novidade.

Pela primeira vez, o evento vai permitir a 120 crianças passar uma noite única na Feira, rodeadas de livros, histórias e letras. A iniciativa “Noites Happy Readers: Acampar com Histórias”, apoiada pela McDonald’s Portugal, repete-se durante seis noites - 29 e 30 de maio, 5, 6, 12 e 13 de junho. – e pretende desenvolver nos participantes o gosto pela leitura, promovendo a Feira do Livro de Lisboa e a Estufa Fria de Lisboa junto dos mais novos.

Outra das novidades da 85ª edição da Feira do Livro de Lisboa tem como objetivo debater ideias e conceitos com convidados internacionais. Trata-se de um ciclo de conferências que se realizará a cada quinta-feira – 28 de maio, 4 e 11 de junho – e que contará com a presença de um Orador Internacional que colocará em debate a perspetiva europeia da indústria do livro.

Na primeira quinta-feira, dia 28 de maio, a conferência será subordinada ao tema dos direitos de autor/pirataria e contará com a presença de Pierre Dutilleul, Presidente da Federation of European Publishers, de Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura e de João Alvim, Presidente da APEL.

A segunda conferência, a realizar-se no dia 4 de junho, abordará a lei do preço fixo e contará com a presença de Kyra Dreher, Co-Presidente da European and International Booksellers Federation. A última das três conferências, a ter lugar no dia 11 de junho, traz a Portugal Richard Charkin, Presidente da International Publishers Association e terá como tema os constrangimentos internacionais aos direitos de autor e à luta contra a pirataria.

Também novidade é o I Encontro Literário “Nós e os Livros”, que num ambiente informal e descontraído reúne vários adeptos da literatura para uma conversa em torno de um denominador comum - o livro - com vários painéis temáticos. Em parceria com o Diário do Distrito e os blogues Os Livros Nossos e Crónica de Uma Leitora, a organização da Feira promove no dia 10 de junho, a partir das 15h00, os painéis: “Novos trends da literatura - do new adult às adaptações”; “Literatura fantástica – o que se lê em Portugal? Géneros, subgéneros e públicos-alvo”; “Literatura policial/thriller – clássicos ou contemporâneos?”; e “Literatura erótica e romântica – géneros, subgéneros e trends atuais”.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos volta a marcar presença na 85ª edição da Feira do Livro de Lisboa, promovendo um ciclo de onze debates subordinados a temas distintos, com convidados e oradores variados. Tendo como missão estudar e debater a sociedade portuguesa, os debates promovidos pela Fundação, na Feira do Livro, abordarão temas como a economia portuguesa, o parlamento português, o ensino, entre outros. 

Além deste ciclo de debates, a Fundação prepara-se para lançar, no âmbito da Feira, mais uma edição da revista anual “Revista XXI Ter Opinião”, subordinada desta vez ao tema do risco – tema este que dará o mote a uma ativação especial no recinto do certame, com uma torre de slackline. 

Em parceria com o Banco dos Bens Doados, com o objetivo de promover os hábitos de leitura junto da população, a APEL lança a iniciativa “Dê Nova Vida ao Livro”. A ação decorrerá durante todo o período da Feira, entre 28 de maio e 14 de junho, e consiste na recolha de livros (novos ou usados) de todos os géneros. O desafio é lançado a todos os visitantes da Feira, que encontrarão no recinto dois contentores (localizados junto aos pavilhões da APEL) para poderem depositar os seus livros que, posteriormente, serão doados a Instituições da rede do Banco dos Bens Doados. Um pequeno gesto que fará uma grande diferença.

O concurso “Livraria Preferida” é, uma vez mais, promovido pela APEL com o objetivo de destacar as livrarias, livreiros e a qualidade de serviço dos mesmos. A “Livraria Preferida” estará em votação até dia 10 de junho, em apel.pt. Os prémios serão anunciados no decorrer da Feira, no dia 12 de junho.

O horário para visitar a 85ª edição do certame repete-se uma vez mais: entre segunda e quinta-feira das 12h30 às 23h00; sexta-feira e véspera de feriado das 12h30 às 24h00; sábado das 11h00 às 24h00; e domingo e feriado das 11h00 às 23h00.
Destak, 20-5-2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-