terça-feira, 5 de maio de 2015

Charada (44)

Dulce mente às
segundas-feiras e nos
outros dias da semana
diz a verdade.
Elsa mente às
quintas-feiras e diz a
verdade nos restantes dias
da semana. Certo dia,
uma delas afirmou:
Amanhã é terça-feira,
pelo que amanhã estarei
mentindo”. Em que
dia da semana isto se 
passou?

3 comentários:

  1. Penso que à quinta-feira.

    Eu assumo que, nos dias em que mentem, fazem-no sem excepção. Dulce nunca o poderia dizer: se dissesse "amanhã é terça" à segunda, dia em que mente, estaria a dizer a verdade; se o dissesse num qualquer outro dia da semana, em que diz a verdade, estaria a mentir. Isto contraria as premissas.

    Portanto, só pode ser a Elsa que o diz, e só o pode dizer à quinta-feira, dia das mentiras: mente ao dizer que o dia seguinte é terça-feira, e mente também ao dizer que no dia a seguir estará mentindo, pois sextas são dia de verdade.

    Em qualquer outro dia, há uma parte do seu discurso que contraria a premissa. Não pode ser à segunda-feira: embora esteja a dizer a verdade "amanhã é terça", mente ao dizer que mentirá. Não pode ser à quarta-feira: embora esteja a dizer a verdade "amanhã mentirei", não é verdade que "amanhã é terça". Não pode ser em qualquer outro dia, pois seriam duas mentiras - e nesses dias ela diz a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente!
    A frase foi dita por Elsa na quinta-feira.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-