sexta-feira, 29 de maio de 2015

Lembra-se da última vez que a economia portuguesa cresceu seis trimestres seguidos?

Marta Moitinho Oliveira
É preciso recuar aos meses antes da falência do Lehman Brothers, que aconteceu em Setembro de 2008, para encontrar um período tão longo de crescimento económico.



O número definitivo do PIB referente ao primeiro trimestre de 2015 foi hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos homólogos, a economia aumentou 1,5%, uma aceleração face à taxa de variação homóloga registada no final de 2014 (0,6%) e o crescimento mais alto desde 2010. Em cadeia, o PIB avançou 0,4%, mantendo o mesmo ritmo de crescimento registado na recta final do ano passado.

A procura interna assumiu o papel de motor do crescimento económico no período em análise. Quando se compara a evolução da actividade económica com o trimestre homólogo, a procura interna (consumo e investimento) é aliás a única responsável pelo crescimento de 1,5%. A procura externa líquida apresentou um contributo nulo.

O consumo privado aumentou 2,5% face aos primeiros três meses do ano passado, registando assim o sexto trimestre seguido de crescimento. O consumo de bens duradouros ajuda a explicar este aumento, observando um aumento de 14,4%, “reflectindo principalmente a evolução das despesas com aquisição de veículos automóveis”, diz o INE.

O maior contributo para a taxa de variação em cadeia, de 0,4%, veio também da procura interna, já que a procura externa líquida (exportações menos importações) teve um contributo negativo. 
Título e Texto: Marta Moitinho Oliveira, Diário Económico, 29-5-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-