segunda-feira, 25 de maio de 2015

Mais uma vitória da direita num país com austeridade

João Marques de Almeida 

O PSOE enfrenta um duplo drama: não consegue votos ao centro para evitar a vitória do PP e não consegue conter as forças à sua esquerda. Se não conseguir alterar esta situação perderá as legislativas.

É verdade que o PP perdeu votos e as maiorias absolutas em várias regiões. É igualmente verdade que o PSOE está mais próximo do PP do que há quatro anos. É ainda verdade que as esquerdas radicais aumentaram os seus votos e conseguiram bons resultados nas eleições municipais, conquistando por exemplo a cidade de Barcelona (e possivelmente Madrid, em coligação com o PSOE). Por tudo isto, o título do artigo pode parecer estranho.

Discordo da maioria das análises que sublinha a derrota do PP e o fim do bipartidarismo em Espanha. Acho que são conclusões prematuras e, desconfio, que as eleições legislativas no fim do ano irão demonstrá-lo. Comecemos pelo suposto “fim do bipartidarismo”. A crise económica e a corrupção nos dois principais partidos permitiram o aparecimento de dois novos partidos, o Podemos e o Cidadanos, com uma expressão política significativa. De qualquer modo, é necessário mais tempo para se confirmar o fim do bipartidarismo.

Ao contrário do que apontavam algumas sondagens, os dois partidos tradicionais foram os mais votados e juntos conquistaram mais de metade dos votos. Além disso, em termos nacionais, as eleições regionais – as leituras nacionais são bem mais complicadas no caso das municipais – mostram que os dois novos partidos não alcançaram os dois dígitos. E, em grande medida, o Podemos recebeu os votos da Esquerda Unida. De certo modo, o Podemos está a ocupar o lugar da velha extrema-esquerda. Convém ainda referir que se o Cidadanos parece estar a crescer, o Podemos está em queda. O seu resultado foi bem pior do que sugeriram as sondagens durante meses. Temos que esperar pelas eleições legislativas para testar o “fim do bipartidarismo”. Desconfio mesmo que o PP e o PSOE vão aumentar os seus votos.

Passemos agora à “derrota do PP.” Quem viu as reações do líder do PSOE, percebe bem que a derrota do PP está longe de contar a história destas eleições. Aliás, um dos fatos mais extraordinários foi o fato do PP ter sido o partido mais votado. No Reino Unido, os Conservadores passaram anos a perder todo o tipo de eleições. Ninguém lhes dava uma maioria – e muitos previam uma derrota nas eleições do passado dia 7. Comparativamente, o PP fez melhor nas eleições intercalares. No Reino Unido, chegou o dia das eleições e os Conservadores alcançaram uma maioria absoluta. Comparem também com os resultados do PP com os do PS francês nas eleições regionais e municipais em França. Em ambos os casos, os socialistas sofreram derrotas enormes e acabaram em terceiro lugar em termos de votos nacionais. E em França a austeridade não se comparou ao que aconteceu em Espanha.

Os dirigentes e militantes do PSOE devem estar muito preocupados. Depois de quatro anos de austeridade e de desemprego elevadíssimo, não conseguiram derrotar o PP. O PSOE enfrenta um duplo drama: não consegue votos ao centro para evitar a vitória do PP e não consegue conter as forças à sua esquerda. Se não conseguir alterar esta situação, até ao fim do ano, perde as eleições. Com a economia a crescer e o desemprego a baixar, o PP deverá aumentar a sua votação nas eleições legislativas. Depois do que aconteceu ontem, a questão central será se o PP alcança a maioria absoluta, ou se necessitará de se aliar aos Cidadanos para formar governo. 
Título e Texto: João Marques de Almeida, Observador, 25-5-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-