sexta-feira, 8 de maio de 2015

Mourinho FC

Lídia Paralta
Sou de uma geração que cresceu em linha paralela com a evolução do nosso futebol. Ainda vi a liga portuguesa ser dominada por treinadores cujo conhecimento se baseava na experiência, no senso comum de quem comeu relva nos campos por esse país fora.

Nada contra. Muitos ainda estão por aí e é desse lado castiço que muitas vezes ainda vêm as melhores histórias, as mais românticas, que dão tanta graça ao futebol. Mas entretanto apareceu José Mourinho.

Como que colocando ciência onde antes havia pouco mais que coração. Mourinho abriu as portas. Já tínhamos alguns "professores", é certo, mas nunca tinha irrompido assim, com um discurso confiante e com noções táticas tão arrojadas e certeiras. Quem veio a seguir, bebeu dele, é impossível negar.

Sempre gostei de José Mourinho. Por ser tão diferente de tudo a que estávamos habituados. Pelo lado provocador, pouco dado à tão portuguesa humildadezinha.

Costumo dizer que Mourinho é o meu único clube lá fora: sou do Mourinho FC. E foi assim com alívio que o vi sair de Espanha, onde a implacável imprensa – e opinião pública – não vê exactamente com bons olhos esta forma de estar, tal como cá, diga-se.

Somos orgulhosos e latinos, não há volta a dar. O lugar de Mourinho é em Inglaterra, onde a sua franqueza é apreciada, onde o discurso corrosivo não é automaticamente confundido com arrogância.

E depois de um ano para voltar às rotinas da Premier League, já vence. Este título será, palpita-me, apenas o primeiro de muitos, porque não acredito que Roman Abramovich cometa o mesmo erro do passado. Ferguson de Londres? Naturalmente. 
Título e Texto: Lídia Paralta, Destak, 8-5-2015

Relacionados:

Um comentário:

  1. Pois, é decadente como os técnicos brasileiros. A liga inglesa é com gosto de assistir mas é a mais fraca da Europa UEFA . Futebol inglês se vê ultrapassado, a liga é apertada de times ruins praticamente de mesma qualidade. Não importa o campeão inglês, não ganha dos 2 grandes espanhóis, nem do Paris Saint Germain, tão pouco do Bayern de Munique.
    Mourinho é melhor que os técnicos brasileiros porque deu certo numa liga fraca como a inglesa.
    E pior que a brasileira segue pelos mesmos caminhos. Aqui Mourinho seria deus.
    Depois do jogo de Barcelona e Bayern, gostei da frase de Guardiola:
    - Podemos preparar o time para enfrentar outro clube, nunca esquecendo que para qualquer tática que se faça, um momento de um gênio, desequilibra tudo.
    Times de futebol sem grande gênios apenas flutuam no cenário.
    Para parar Messi só colocando-o no gol.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-