domingo, 3 de maio de 2015

Por que é que os cães lambem os donos?


Nídia Teiga
A língua do cão é um instrumento com várias utilidades e através dela o cão consegue perceber várias coisas. A maioria das pessoas pensa que os cães lambem apenas para demonstrar afeto, carinho e amor pelo seu dono o que nem sempre está correto. Este comportamento remonta ao antepassado dos lobos onde este gesto servia para saber quem pertencia à matilha dado que as mães lambiam os seus filhos para os identificar.

Para além do afeto as lambidelas podem também significar submissão. Um dos especialistas em comportamento animal, Alexandre Rossi defende que quando os animais lambem perto do queixo ou da boca do dono está relacionado com submissão. Faz parte também das suas afirmações e defesas que quando um cão bebé lambe perto do queixo da mãe está a pedir que esta regurgite comida depois de caçar. Com os donos é igual. Este gesto mostra que o cão vê o dono como um líder, pai ou mãe.

A língua ajuda ainda na captação de sinais de outros cães. Na rua muitas vezes os cães têm tendência para lamber o xixi dos outros. Isto não quer dizer que ele seja sujo, ele apenas está a reconhecer quem esteve naquele sítio. 

Lambidelas em excesso
As lambidelas em excesso podem ser uma forma de chamar a atenção. Se sempre que o cão nos lamber nós retribuirmos atenção, ele utilizará este gesto para ser notado. Para travar este comportamento podemos virar costas e ignorar o cão.

Caso o cão se lamba em excesso num local, isto poderá significar um problema de saúde como por exemplo doenças de pele, neurológicas ou hormonais e neste caso deverá levá-lo ao veterinário.
Título, Imagem e Texto: Nídia Teiga, Love Pet Food, 22-4-2015

Relacionado: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-