terça-feira, 21 de julho de 2015

Alunos de Oxford não abrem mão de uniforme académico semelhante ao fraque

Luis Dufaur

Alunos querem o subfusc todos os dias em Oxford
Tradição é tradição e as novas gerações gostam dela.

Um fato característico aconteceu na Universidade de Oxford, Grã-Bretanha, fundada na Idade Média, onde nas ocasiões importantes os alunos usam obrigatoriamente oacademic dress, e no quotidiano osubfusc, semelhante ao fraque.

O jornal dos estudantes The Oxford Student entrevistou os alunos sobre a oportunidade de abolir esse vestígio medieval, adaptado através dos séculos. Sete de cada dez responderam que não querem renunciar ao uniforme escuro tradicional.

Em 2006 um grupo tentou aboli-lo através de um referendo, mas a proposta foi recusada por 81% dos alunos.

Oxford é um laboratório do futuro, da modernidade e do progresso, mas continua sendo um zeloso cultor do antigo bom-tom, comentou o jornal de Milão Il Corriere della Sera.

Chegaram o Facebook e o Twitter, e ainda continua chegando toda espécie de coisa moderna. Porém, o uniforme subfusc não é abandonado, seja por nostalgia, orgulho ou alegria.

Quem disse – pergunta  Il Corriere della Sera  – que as novas gerações são alérgicas à tradição?

Os estudantes se mostram assim tradicionalistas, responde o jornal. E também revolucionários, porque hoje a tradição com raízes na Idade Média inverte as tendências.


subfusc, derivado do termo latino subfuscus ou “escuro”, exigido pelo regulamento do prestigioso ateneu inglês, e o academic dress devem ser vestidos nas aulas, nos exames e nas defesas de tese. 

Ele é o símbolo de pertencer a uma instituição onde se formaram 50 Prêmios Nobel, 126 ganhadores de medalhas olímpicas e 26 primeiros-ministros britânicos. Sem falar dos líderes internacionais, escritores, filósofos e poetas que ali estudaram.

Rapazes e moças devem, sem exceção, usar camisa branca e gravata borboleta, calça ou saia escura, paletó e meias de cor escura. Escuro significa preferencialmente negro e por isso evoca o fraque. 

O jornal italiano observa que a Inglaterra foi berço de movimentos contestatários como a beat generation, ou modas vulgares e imorais como a mini-saia. Mas osubfusc se manteve firme, enfrentando toda contestação. E a tradição também. 
Título, Imagens e Texto: Luis Dufaur, Luzes de Esperança, 20-7-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-