domingo, 5 de julho de 2015

Charada (64)

Os senhores Lento, Médio, Rápido e Voador, devem atravessar uma ponte antiga, de madeira, pendurada por cordas, que passa sobre um rio, em 17 minutos. A ponte só pode suportar duas pessoas por vez. Além disso, é noite e há apenas uma lanterna. 

Qualquer pessoa, sozinha ou em dupla, deve levar a lanterna consigo para atravessar a ponte, pois a ponto é muito comprida para deixar a lanterna em algum ponto, ela deve ser levada junto.

Cada homem caminha com uma velocidade diferente. Um par que for atravessar junto, deve caminhar na velocidade do homem mais lento. O senhor Lento consegue cruzar a ponte em 10 minutos; 
o senhor Médio, faz isso em 5 minutos;
já o senhor Rápido consegue cruzar em 2 minutos, e o senhor Voador cruza em 1 minuto.

Como poderão os quatro homens chegar do outro lado da ponte em 17 minutos?

2 comentários:

  1. Recordo-me de há uns anos ter simulado este problema numa cadeira de programação de computadores.

    Começamos pelo óbvio: a tocha tem de ser transportada na ida e no regresso. Como alguém o fará, a primeira pessoa em que pensamos é no mais rápido. O problema é que isto implica que tenha de fazer três viagens, uma para cada um dos outros, e basta o tempo das idas (sem contar com os regressos) para atingir o limite de tempo à disposição.

    De alguma forma, para limitar o tempo das idas, temos de conseguir que o Lento e o Médio façam a ida juntos e nenhum tenha de regressar com a tocha. Não pode ser na primeira ida - porque isso significa que um deles teria de regressar com a tocha. Não pode ser a última ida - por implicar que um deles já teria atravessado e regressava com a tocha. A única forma é fazerem a travessia algures "no meio" do processo. Isso implica que recebem a tocha de um dos mais velozes, e terão o outro mais veloz à espera para regressar com ela. E daqui concluímos que os dois mais rápidos têm que fazer a primeira e a última travessias juntos.

    Uma possibilidade:

    Ida: Rápido e Voador (tempo: 2s)
    Volta: Rápido (+2s = 4s)
    Ida: Lento e Médio (+10s = 14s)
    Volta: Voador (+1s = 15s)
    Ida: Rápido e Voador (+2s = 17s)

    ResponderExcluir
  2. Resposta certa!

    O senhor Rápido e o senhor Voador cruzam primeiro, em 2 minutos;
    O senhor Rápido volta com a lanterna, em 2 minutos;
    O senhor Lento e o senhor Médio cruzam, em 10 minutos;
    O senhor Voador voltar com a lanterna, em 1 minuto;
    O senhor Rápido e o senhor Voador cruzam de novo, em 2 minutos.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-