sábado, 25 de julho de 2015

O petismo não entendeu Maquiavel...

Valdemar Habitzreuter
O bom maquiavélico, no sentido próprio que Maquiavel lhe conferiu, é o governante astuto que necessita usar, por vezes, da mentira e desonestidade para assegurar um futuro estável, governável e pacífico ao Estado. Segundo o maquiavelismo, um Estado não necessita propriamente de moralidade, antes, sim, ter uma dose de maldade e forçar o povo à obediência de leis que lhe metem medo e façam respeitar o governante (Príncipe); e, assim, o subjugue.

Para o maquiavelismo, os fins desejáveis de um Estado forte, próspero e pacífico devem sempre ser perseguidos e alcançados, mesmo que isso implique em meios escusos e não louváveis, segundo uma moralidade estrita. E ao governante é próprio quebrar essas leis quando necessário for, sempre de olho de como manipular a vontade do povo. O homem, por natureza, tende a ser mau. Por isso, ele pode ser um perigo para o governante se este for condescendente demais aos seus anseios. Maquiavel: “quem pretenda fundar um Estado e dar-lhe leis deve antecipadamente pressupor os homens como maus e sempre prontos a mostrar a sua malvadez logo que para tal se lhes ofereça uma ocasião”.

Sabemos, através da ciência e História política, que todo político mente e, na maioria das vezes, é desonesto. Até aí é razoável e compreensível. Não se sustentaria na política se sempre dissesse a verdade podendo, com isso, prejudicar sua carreira e deixar de alcançar o bem futuro que deseja ao Estado. O mal também deita suas raízes nele como em qualquer mortal. É compreensível, pois, que trate seu eleitor com reservas e promessas mentirosas, já que este também não tem as melhores intenções, julgando o político um mal necessário. Contanto, que o foco principal de ambos seja um país grande do qual possam se orgulhar.

Mas, o que isso tem a ver com o petismo? O PT deu outra interpretação ao maquiavelismo. Suas mentiras e manobras de manipular a vontade do povo, principalmente o segmento menos afortunado, não foram para visar o bem-estar deste e de um país forte e seguro para todos. Pelo contrário, o petismo se instalou para acabar com o país, dilapidá-lo, torná-lo uma nação falida, exposta ao vexame à comunidade internacional. Podemos nos orgulhar hoje de nosso país?

Em suma, este maquiavelismo maquiavélico petista não tem nada a ver com a teoria de Maquiavel; o PT não entendeu Maquiavel no sentido de garantir um país forte e próspero e, sim, garantir aos seus próceres riqueza ilícita através da corrupção que ao longo de seu reinado foi a tônica e que está agora deixando o povo à míngua. O PT destroçou o país, roubou muito e, principalmente, roubou a esperança do povo brasileiro de dias melhores…

Está por acontecer a megamanifestação popular de protesto, agora em agosto, a este governo corrupto. Que o mal maquiavélico que todo brasileiro sente se dirija a esta corja petista para que se afaste do governo, pois de governabilidade não entendem nada e, sim, de roubalheira…
Tìtulo e Texto: Valdemar Habitzreuter, 25-7-2015

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-