domingo, 2 de agosto de 2015

Blog democrático...

Valdemar Habitzreuter

Parabéns ao Cão que fuma!...
 
Num país democrático temos à disposição variados veículos de comunicação que nos fornecem informações relevantes dos acontecimentos do dia a dia do país e do mundo através dos quais formamos nossos juízos e nos posicionamos pro ou contra ações perpetradas por indivíduos, grupos, governo, etc.

Há veículos fechados com direcionamento unilateral que veiculam quase que exclusivamente tópicos de seus interesses. Outros mais liberais baseando-se em transmitir os fatos reais e sem distorção. Mas todos com editoriais que espelham a vontade do dono. A maioria depende de grupos econômicos para se manterem, e por aí já sentimos que estão a serviço de terceiros.

A liberdade de expressão com responsabilidade faz com que a sociedade fique vigilante a eventuais assaltos de oportunistas que pretendem impor suas idiossincrasias e interesses próprios contrariando os ideais comuns e democráticos. Para que possam perpetrar seus intentos, em primeiro lugar, procuram abafar a veiculação de fatos que possam prejudicar seus planos e, em segundo lugar, exercer o controle total da mídia para que somente suas ações sejam preconizadas e enaltecidas.

Se hoje sabemos, por exemplo, dos malfeitos do governo petista foi graças à imprensa livre. Aliás, o PT sempre tentou enquadrar a mídia brasileira para que seu projeto de governo não fosse alvo de críticas. Não conseguiu, e isto foi preponderante para que se descobrisse a verdadeira índole desse partido ao priorizar assegurar-se no poder através de malfeitos regados à corrupção.

E o que dizer da internet onde há espaço para todos se expressarem livremente? Torna-se cada vez mais poderosa para a veiculação de opiniões pessoais e individuais sem que haja controle de grupos econômicos ou políticos. Um exemplo concreto são os blogs de pessoas em que se verifica o pleno exercício da liberdade de expressão, sem sujeição a vontades alheias.

E quando um blog está aberto a muitas pessoas de formação variada, sem restrições, onde o idealizador do blog sai de cena e deixa o exercício democrático prevalecer, tem-se a verdadeira liberdade de expressão que terá reflexos positivos na sociedade. O blog ‘O Cão que fuma’ é um exemplo desse exercício democrático e desponta como um dos mais lidos e queridos. Que continue assim a baforar democracia e aberto a todos que queiram se expressar...
Parabéns, Jim! 
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 2-6-2015

2 comentários:

  1. Obrigado, Valdemar.
    Apreciei sobremodo o reconhecimento “o idealizador do blog sai de cena e deixa o exercício democrático prevalecer”.
    Sim, efetivamente, é assim que vai andando. Fico contente em saber que a intenção é percebida.

    Sabe, quando abri o blogue, em abril de 2010, não muito entusiasmado, e sem nenhuma familiaridade com essa coisa de blogues, abri-o com o endereço “jimpereira.blogspot.com”. Logo senti desconforto. Não queria um blogue pessoal, auto enaltecedor, sei lá… queria ser ‘editor’. E daquele desconforto aos dias de hoje, está aí, O cão que fuma, blogue de muitos e para muitos.

    Agora, curiosamente, ontem comentava entre amigos algo como “Pô, tenho que escrever mais no blogue…”
    E pois, uma escrevinhação deste escrevinhador irá ao ar daqui a minutos, não mais do que 59…
    Grande abraço./-
    Jim

    ResponderExcluir
  2. Eu já venho dizendo isso há muito tempo, com outras palavras
    Mas, vocês Lusos são "moitas" e não gostam de aparecer, o que hoje em dia não devem fazer pois os mais fracos acabam atropelando os mais fortes.
    Lembra do Moscatel de Setúbal ?
    Pois é ...
    José Manuel

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-