domingo, 15 de novembro de 2015

Charada (132)

Cinco piratas atacaram o navio de um rico navegante e roubaram seu baú com moedas de ouro. Quando se afastaram do navio com o baú, porém, caiu a noite e eles concordaram em dividir as moedas apenas na manhã seguinte.

Entretanto, todos os piratas eram muito gananciosos. Durante a noite, um dos piratas decidiu pegar parte do ouro para si. Ele foi sorrateiramente até o baú e dividiu as moedas em 5 pilhas iguais (como se fosse uma para cada pirata), deixando uma moeda de lado. Depois, colocou a moeda que estava de lado na “sua” pilha e escondeu a pilha (e consequentemente a moeda) consigo, devolvendo as outras 4 pilhas ao baú.

Um por um, os outros piratas fizeram o mesmo: eles iam sorrateiramente até o baú, dividiam as moedas em 5 pilhas, sempre com uma moeda de lado; colocavam a moeda que estava de lado em suas próprias pilhas, escondiam-nas e devolviam as 4 pilhas restantes ao baú. 

Qual é o menor número de moedas que poderia existir originalmente no baú?

Um comentário:

  1. Solução:

    "O número original de moedas deve necessariamente ser um número do qual você possa subtrair 1, depois multiplicar por 4/5 e ter como resultado um número inteiro. Esses números são 6, 11, 16, 21, 26, e assim por diante.

    Porém, o número de moedas restantes após o primeiro pirata ter tirado seu ouro deve seguir a mesma propriedade. Portanto, as possibilidades para o número original de moedas são: 16, 36, 56, 76, 96, e assim por diante.

    O número de moedas restantes após o segundo pirata ter tirado o seu ouro deve seguir a mesma propriedade. Portanto, as possibilidades para o número original de moedas são: 76, 156, 236, 316, 396, e assim por diante.

    O número de moedas restantes após o terceiro pirata ter tirado o seu ouro deve seguir a mesma propriedade. Portanto, as possibilidades para o número original de moedas são: 316, 636, 956, 1276, 1596, e assim por diante.

    O número de moedas restantes após o quarto pirata ter tirado o seu ouro deve seguir a mesma propriedade. Portanto, a menor possibilidade para o número original de moedas é 1276.

    Este número é o número de moedas de ouro que o quarto pirata deixou no baú após levar sua parte (ou seja, o que sobrou para o quinto pirata dividir). O quarto pirata escondeu um quarto desse número e pegou uma moeda a mais antes do quinto pirata chegar lá. Logo, o terceiro pirata deixou no baú "1276 + 1276/4 + 1 = 1596" moedas de ouro. O terceiro pirata escondeu um quarto desse número e pegou uma moeda a mais antes do quarto pirata chegar lá. Logo, o segundo pirata deixou no baú "1596 + 1596/4 +1 = 1996" moedas de ouro.

    O segundo pirata escondeu um quarto desse número e pegou uma moeda a mais antes do terceiro pirata chegar lá. Logo, o primeiro pirata deixou no baú "1996 +1996/4 + 1 = 2496" moedas de ouro.

    O primeiro pirata escondeu um quarto desse número e pegou uma moeda a mais. Logo, o número original de moedas de ouro no baú era de "2496 + 2496/4 +1 = 3121" moedas.

    Portanto, originalmente existiam 3121 moedas no baú."

    ResponderExcluir

Por favor, evite o anonimato! Mesmo que opte pelo botãozinho "Anônimo", escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!) isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-