sábado, 21 de novembro de 2015

Charada (134)

Você é o cozinheiro de um restaurante em um curioso país onde os relógios são proibidos. 

Você tem uma ampulheta que marca 4 minutos (ou seja, a areia demora 4 minutos para descer completamente), uma ampulheta que marca 7 minutos e uma panela com água fervente. 

Um cliente antigo da casa pede um ovo cozido (ou seja, você terá que colocar o ovo na água fervente) que exige 9 minutos para ser preparado, e você sabe que ele é extremamente exigente e difícil de agradar. 

Portanto, não irá gostar caso o ovo venha pouco cozido ou muito cozido. Ele só irá ficar satisfeito se o ovo for preparado em 9 minutos exatos, ficando do seu gosto. Como você fará para cozinhar o ovo em exatamente 9 minutos?

4 comentários:

  1. Colocam-se ambas as ampulhetas a marcar o tempo.
    Quando a ampulheta pequena chega ao fim, significa que passaram 4 minutos (restam 3 na grande). Vira-se a pequena.
    Aos 7 minutos, a ampulheta grande chega ao fim (resta um minuto na pequena). Vira-se a grande.
    Aos 8 minutos, a pequena chega ao fim (a grande tem 1 minuto já "em baixo" e mais 6 "em cima"). Já não precisamos da pequena. Viramos a grande (que tem agora um minuto "em cima").
    Quando a grande chegar ao fim, passaram 9 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!

      "Para começar, vire as duas ampulhetas, de modo que comecem a contar o tempo do zero, e coloque o ovo dentro da água. Quando a areia da ampulheta de 4 minutos tiver acabado de descer, vire-a imediatamente. Quando o mesmo acontecer com a ampulheta de 7 minutos, vire-a imediatamente também. 1 minuto depois, a areia da ampulheta de 4 minutos irá acabar de descer novamente. Nesse momento, vire imediatamente a ampulheta de 7 minutos. Assim, a ampulheta de 7 minutos terá contado apenas 1 minuto antes de ser virada, e agora só terá areia suficiente para contar mais 1 minuto. Quando a areia da ampulheta de 7 minutos parar de descer, os 9 minutos terão passado, e o ovo estará pronto para ser servido ao cliente."

      Excluir
  2. olá Meu nome é Wemerson (missionário), muito legal a charada, mas mudando um pouco de assunto, preciso usar uma ampulheta nas edições de meus videos no Youtube e queria usar a que está neste site, poderia me autorizar o uso da mesma??
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Sim, claro. Embora a imagem não seja de minha autoria.
    Abraços./-

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-