terça-feira, 3 de novembro de 2015

O Douro tem mais encanto no outono, diz quem sabe

Por "quem sabe", entenda-se a revista de viagens Traveler, que elegeu a região como uma das oito mais bonitas do mundo para apreciar a estação. Excelente motivo para lhe fazer um roteiro.

É este tipo de paisagem que pode esperar do Douro (ou parte dele), em pleno outono. Foto: Véronique Mergaux/Flickr


Tiago Pais
Na verdade — e como bem sabe quem já laureou a pevide por aquelas paragens –, o Douro oferece vistas fabulosas em qualquer altura do ano. Isso não impediu, contudo, os responsáveis da Traveler, a revista de viagens do grupo Condé Nast, de eleger a região como uma das 8 mais bonitas em todo o mundo para ver as folhas cair. Diz a publicação:

Protegido dos ventos fortes do Atlântico pelas serras do Marão e de Montemuro, o Vale do Douro é uma das principais regiões vinícolas de Portugal e um lugar único para apreciar a queda das folhas. Em vez de grandes árvores, as colinas aqui estão cobertas por filas cuidadas de vinhas em socalcos. No outono, as vinhas surgem como escadas coloridas a partir do rio. Passeie ao longo das colinas onduladas no ar ameno de outono e complete o dia com uma garrafa do melhor vinho da região.”

O texto da Traveler descreve os socalcos uma "escadaria colorida desde o rio". Foto: Véronique Mergaux/Flickr

Perante elogios deste calibre resta ao Observador fazer a metade do trabalho que a Traveler não fez. Ou seja, dizer o que é que se pode fazer, de facto, no Douro, além de contemplar a paisagem património mundial da UNESCO. A saber:
[
Título e Texto: Tiago Pais, Observador, 3-11-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-