sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Charada (154)

Por ordem do médico, Afonso tinha de tomar, diariamente, dois medicamentos: Vivalex e Normavite.

O médico disse-lhe que ele devia ter muito cuidado, pois apenas podia tomar um comprimido de Vivalex e um de Normavite por dia. Além disso, os dois comprimidos teriam de ser tomados em conjunto; nunca um sem o outro e nunca excedendo a dose certa, sob pena de provocarem efeitos colaterais muito graves.

Em suma, Afonso devia tomar, diariamente e em simultâneo, apenas um Vivalex e um Normavite.

Porém, certo dia, ele abriu o frasco do Vivalex, tirou um comprimido e colocou-o num pires, mas, quando abriu o frasco de Normavite, acidentalmente, deixou cair no pires dois comprimidos desse medicamento.

E, como os três comprimidos eram exatamente iguais no formato, cor, textura, peso, etc., ele ficou sem saber qual era o Vivalex e quais eram os dois Normavite.

Ora, porque Afonso não podia interromper a medicação, nem desperdiçar aqueles três comprimidos caríssimos, teve de encontrar uma solução, totalmente segura, para resolver o problema. 

Então, o que fez Afonso para garantir a sua dose diária dos dois medicamentos?

2 comentários:

  1. Separe um segundo pires.
    Agora corte os três comprimidos no meio.
    Coloque a metade de cada um em pires diferentes.
    Então pegue um comprimido de vivalex e também divida no meio e coloque uma metade em cada pires.
    Agora você têm duas doses, corretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo!

      "Afonso foi buscar outro pires. Depois, cortou ao meio cada um dos três comprimidos, deixou três metades no primeiro pires e colocou as outras três metades no segundo pires. Assim, mesmo sem saber quais eram as metades de cada medicamento, ficou seguro de que cada pires continha duas metades de Normavite e uma metade de Vivalex.
      Em seguida, tirou outro comprimido do frasco de Vivalex, cortou-o ao meio e distribuiu as duas metades pelos dois pires, ficando então com dois pires contendo, cada um, duas metades de Vivalex e duas metades de Normavite.
      Desse modo, naquele dia, tomou o conteúdo do primeiro pires, e, no dia seguinte, tomou o conteúdo do segundo pires, garantindo assim a dose diária dos dois medicamentos."

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-