sábado, 16 de janeiro de 2016

Tony Carreira cavaleiro das Artes e Letras

Ricardo J. Rodrigues

Artista português recebeu distinção perante multidão de jornalistas franceses

Tony Carreira distinguido em França. Foto: Carlos Manuel Martins/Global Imagens

Como David Bowie, como Bob Dylan, como Amália Rodrigues. Tony Carreira recebeu esta tarde (sexta-feira, 15 de janeiro) em Paris o título de cavaleiro da Ordem de Artes e Letras de França, pelo "serviço prestado à cultura do país e das relações com Portugal".

Michel Drucker, rosto maior dos programas televisivos de variedades, entregou a medalha ao cantor perante uma pequena multidão de jornalistas franceses. "Já não se fazem artistas como tu, és tão gentil com um apresentador de televisão como com uma maquilhadora de bastidores", referiu.

A condecoração bateu em cheio com o lançamento de Mon Fado, segundo álbum cantado na língua de Dumas.


Tony Carreira chegou à capital francesa com dez anos e foi em Paris que começou a cantar. "Sinto-me honrado. Não deixa de ser irónico que o governo francês tenha sido o primeiro a querer homenagear-me", disse ao DN. 
Título e Texto: Ricardo J. Rodrigues, Diário de Notícias, 16-1-2016

2 comentários:

  1. Do Facebook de Tony Carreira:
    Hoje recebi formalmente a medalha da condecoração que tão gentilmente o Governo Francês (pela Ministra da Cultura e da Comunicação) me concedeu "Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres" - Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras - uma homenagem que muito me sensibiliza e que quero partilhar com o meu público, sem o vosso apoio não estaria hoje a ser homenageado.
    Quando tomei conhecimento desta condecoração, pedi se seria possível entregarem-me a medalha na embaixada de Portugal em Paris (a embaixada do meu país), pedido recusado pelo Sr. Embaixador de Portugal em Paris, tive pena, fiquei triste, mas não mexe em nada com o meu orgulho em ser português, e hoje quero partilhar esta honra com todos os portugueses.
    Obrigado a França por esta homenagem, ao me homenagearem estão a homenagear Portugal!
    TC

    ResponderExcluir
  2. Se o cara fosse comunista, esta condecoração seria orgástica na imprensa portuguesa...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-