segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Mafra, Sobreiro e Ericeira

Mafra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com cerca de 11 150 habitantes. É sede de um município com 291,66 km² de área e 76 685 habitantes.

Este é um passeio a ser feito de carro.
Saia de Lisboa por volta das 9h30, direção Mafra. Deve lá chegar por volta das 10h15.

Palácio Nacional e Convento de Mafra


Pela sua magnificência, o monumental conjunto arquitectónico de Mafra (palácio, convento e basílica) é testemunho da opulência da corte de D. João V (1707-1750), o monarca que o mandou construir, e o mais importante monumento barroco português. O traço é da autoria de Frederico Ludovice, que utilizou uma linguagem arquitectónica e decorativa inspirada nos modelos italianos.

Tendo sido residência de Verão da família real, o Palácio possui várias colecções de origem portuguesa, italiana e francesa executadas por encomenda real, incluindo pintura e escultura barrocas, paramentos e alfaias litúrgicas e pinturas murais de importantes artistas portugueses, como Cirilo Volkmar Machado e Domingos Sequeira.

Na Basílica existe um conjunto seis órgãos, único no mundo, e merecem ainda destaque os dois carrilhões de 114 sinos - 57 em cada uma das torres, feitos em Antuérpia no séc. XVIII, e que são também os maiores a nível mundial.

É imprescindível visitar a Biblioteca em estilo rocaille, situada na ala nascente do Convento de Mafra. Instalada na mais nobre sala do monumento, e que com 83 metros de comprimento é também a maior, esta é a mais importante Livraria monástico-real do século XVIII, existente em Portugal. Foram os frades arrábidos que nos sécs XVIII-XIX organizaram os 40.000 volumes preciosos da forma sistemática que se mantém até aos nossos dias, e que elaboraram o catálogo onomástico, onde estão registadas todas as obras existentes até 1819. Do valioso espólio destacam-se as obras nacionais e estrangeiras, impressas nos séculos XVI, XVII e XVIII, algumas das quais muito raras, como os 22 incunábulos estrangeiros e 41 cartas geográficas.

Foto: Will Pryce

A biblioteca de Mafra é também conhecida por acolher morcegos, que ajudam a preservar as obras. Numa noite, cada morcego alimenta-se de cerca de 500 insetos, o equivalente à metade do seu peso.

Horários
Palácio:
Verão: Das 09h00 às 18h00 (última entrada 17h00)

Núcleo de Arte Sacra e Enfermaria encerram das 13h00 às 14h00

Tempo médio da visita: + ou – 1 hora e meia

Biblioteca (leitores)
Dias úteis - das 09h30 às 13h30 e das 14h00h às 16h00

Basílica:
Diariamente das 09h30 às 13h00h e das 14h00 às 17h30


Nota - Não é permitida a entrada de malas de viagem, mochilas, volumes grandes ou objetos contundentes.

Já é meio-dia e a fome começa a espreitar. Direção: Sobreiro. Para visitar a Aldeia típica de José Franco, também conhecida como Aldeia Saloia. 


Suba à padaria, compre a quantidade de pão com chouriço do tamanho da sua fome e a dos seus acompanhantes, instale-se em uma mesa para piquenique e vá à adega comprar um jarro de vinho tinto, para começar…
A tarde está linda. E vamos conhecer Ericeira.

Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa, a 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra. É uma freguesia portuguesa do concelho de Mafra, com 12,19 km² de área e 10260 habitantes. Wikipédia



… chegada a Lisboa. E aí, gostou do passeio?

2 comentários:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-