segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Tinta da China vai publicar Nelson Rodrigues em Portugal

A editora portuguesa Tinta da China comprou os direitos da obra do escritor brasileiro Nelson Rodrigues [foto] e começará por publicar este ano crónicas, contos e um livro de memórias, contou à Lusa a editora Bárbara Bulhosa. "Estou desde 2008 a tentar publicá-los, mas havia problemas com os herdeiros que só ficaram resolvidos há pouco tempo.



A Sónia Rodrigues [uma das filhas do escritor] ficou com o direito de gerir os direitos do pai, entrei em contacto com ela e foi muito fácil fazer negócio", explicou Bárbara Bulhosa. O jornal brasileiro O Globo noticiava no sábado que uma decisão judicial tinha posto fim a 35 anos de disputas legais entre os herdeiros do escritor - que morreu em 1980 - e que, por isso, a obra de Nelson Rodrigues já podia e está a ser publicada noutros países, como França, Israel e agora Portugal.

Em contrapartida, clássicos portugueses serão lançados pela primeira vez no Brasil:

Há uma obra publicada em língua portuguesa que é considerada um dos mais belos testemunhos sobre o Brasil. Fruto de uma viagem que a autora portuguesa Agustina Bessa-Luís fez pelo país em 1989, “Breviário do Brasil” é uma carta de amor, um passeio relaxado por capitais, com comentários irônicos e afáveis. Ao descrever um vendedor de rua no Rio, por exemplo, ela diz: “Há uma elegância natural no vendedor da rua; não pedincha, não tem a veemência do oriental, que é, de certo modo, um pregador que argumenta. O carioca mostra o artigo, desinteressa-se logo do negócio, parece que experimenta apenas o nosso grau de cobiça”. Apesar de dizer tanto sobre os brasileiros, o livro nunca foi lançado no país.
()

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-